Criado para ser um espaço de escuta, acolhida e cuidado com a vida universitária, o Programa Acolher da Unesc se consolidou como uma das principais iniciativas voltadas à promoção da saúde mental e emocional. Vinculado à Reitoria, à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e à Diretoria de Atenção ao Estudante, o programa oferece suporte psicológico e emocional a acadêmicos, colaboradores e alunos do Colégio Unesc, fortalecendo vínculos e contribuindo para o bem-estar da comunidade universitária.
Desde a criação, em 2019, o Acolher já realizou 17.885 atendimentos, sendo 15.881 voltados a acadêmicos, 1.004 a colaboradores e 1.000 a estudantes do Colégio Unesc. Os números refletem um trabalho contínuo de cuidado e escuta que cresce a cada ano, reafirmando o compromisso da Universidade com a formação integral e humanizada.
“O Acolher nasceu pequeno, mas cheio de propósito e para ser um refúgio dentro do ritmo acelerado da vida acadêmica. Hoje, ele se tornou um movimento vivo, transformador e essencial sobre a vida humana. Cada conversa, cada escuta, cada olhar acolhido nos mostrou que o cuidado é o que sustenta os vínculos e transforma a forma como vivemos e aprendemos”, comenta o coordenador do Programa Acolher, Zolnei Córdova.
Rede de cuidado e porto seguro
Durante a pandemia da Covid-19, o programa foi um porto seguro para estudantes e colaboradores ao promover escutas e atendimentos online que mantiveram o vínculo e a atenção às demandas emocionais em tempos de isolamento. Atualmente, o Acolher funciona como uma rede de cuidado integrada, envolvendo psicólogos contratados, profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, estagiários do curso de Psicologia e parceiros de diferentes setores da Universidade, como o Departamento de Desenvolvimento Humano e o Colégio Unesc.
“O Acolher é um movimento de vida. É lembrar que o outro é espelho, é encontro, é caminho. Cuidar é a nossa forma de estar no mundo. E nesses anos, aprendemos que o cuidado transforma o olhar, o espaço e o tempo”, enfatiza Córdova.
O programa atua com atendimentos individuais e coletivos por meio de ferramentas como Acolhimento Individual (Psicoterapia Breve), os Caminhos do Acolhimento (grupos psicoterápicos), as Naturezas do Acolhimento (atividades em grupo voltadas a demandas específicas de turmas) e os Diálogos Acolhedores, que abordam temas emergentes da vida acadêmica e social.
“O Programa Acolher é uma das mais belas expressões do que significa ser uma Universidade Comunitária. Ele materializa o nosso compromisso com a vida, com a escuta e com a formação integral. Cuidar das pessoas é cuidar da educação, e a Unesc tem orgulho de ser um espaço onde o acolhimento é parte da aprendizagem e da transformação humana”, afirma a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
“A Unesc é um organismo vivo, que pulsa em cada estudante, colaborador e professor. E programas como esse nos lembram que a educação vai além do conhecimento técnico, sendo, acima de tudo, sobre empatia, cuidado e humanidade. Cuidar é um ato revolucionário e, na Unesc, é parte do nosso compromisso diário com a vida”, complementa.
Ao completar seis anos de trajetória, o Programa Acolher, que atende nas Clínicas Integradas de Saúde, segue ampliando as ações e consolidando-se como símbolo de uma Universidade que cuida e um espaço onde o conhecimento e o afeto caminham lado a lado, transformando histórias e fortalecendo vidas.
“Criado com o propósito de acolher, apoiar e promover a saúde mental e emocional dos acadêmicos, o Acolher é uma rede de cuidado construída de forma colaborativa, envolvendo diversos setores da Universidade. Esses anos representam milhares de olhares acolhidos, histórias transformadas e vidas fortalecidas. Celebrar o aniversário do Acolher é reafirmar nossa missão institucional de cuidar da vida e promover uma formação integral e humanizada. É reconhecer que a educação só cumpre seu papel transformador quando também ensina a escutar, sentir e acolher”, afirma a diretora de Atenção ao Estudante, Miquele Lazarin Padula.
Números do Programa Acolher:
Acadêmicos: 15.881
Colaboradores: 1.004
Colégio Unesc: 1.000
Total: 17.885 atendimentos
Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc