Médicos e enfermeiros foram orientados sobre os procedimentos a serem realizados com pacientes suspeitos da doença.
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Içara realizaram, na última semana, uma formação a respeito da dengue. Os médicos e enfermeiros da atenção primária foram orientados sobre atendimento, diagnóstico, exames, encaminhamentos, e ficaram cientes de todas as ações contra a dengue que estão sendo realizadas no município.
“Assim que a pessoa começa a apresentar os sintomas deve se dirigir a sua Unidade de Saúde da Família (USF), é através de uma consulta que o médico vai indicar a coleta do exame, que será feito na própria Vigilância Epidemiológica. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) está demorando um pouco para retornar os diagnósticos por falta de insumos, mesmo assim é importante ter essa comprovação ou não da doença”, disse a infectologista da Vigilância Epidemiológica de Içara Monica Junkes.
Na quinta-feira, dia 5, Içara recebeu dois resultados positivos para a doença, o que levantou ainda mais o alerta sobre a prevenção. “Ainda faltam alguns resultados para chegar do Lacen, então podem ter mais casos positivos. Essa transmissão confirmada aconteceu dentro do município, as duas vítimas não haviam viajado e nem saído da cidade, precisamos de uma atenção redobrada. Pedimos mais uma vez que as pessoas se conscientizem e ajudem a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti”, reforçou o secretário de saúde Sandro Ressler.
Colaboração: Decom PMI
—