Iniciado no dia 2 de março, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) envolve, em Içara, 33 turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, de 20 escolas (oito estaduais, 11 municipais e uma particular); atendendo 100% da demanda prevista na cidade.
No trabalho de orientação e conscientização às crianças estão envolvidos cinco policiais. Dois deles de forma fixa e os outros três também em outras funções. Serão dez encontros, divididos nos dois semestres do ano, com 45 minutos de duração cada. O Programa contempla 701 crianças do 5º ano, com faixa etária de 10 e 11 anos.
O Proerd, segundo o policial Vagner (fixo no projeto junto do policial Domingos), consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre Polícia Militar, Escola e Família na prevenção às drogas e a violência. “Acreditamos muito na prevenção aliada com a educação. E essas sementes devem que ser introduzidas desde crianças, para moldar e formar bons cidadãos. Temos como objetivo que essas crianças tornem uma sociedade mais justa, responsável e sadia. Nada melhor ter esse resgate desde cedo e nas escolas”, avaliou.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Rose Reynaud, também avalia a proposta. “Este é um programa educativo consolidado no estado de Santa Catarina e de fundamental importância para as crianças desta faixa etária. Quanto mais cedo as crianças e suas famílias receberem as informações adequadas quanto ao uso de drogas e suas possíveis consequências, melhor será seu posicionamento frente aos desafios vivenciados na adolescência e juventude”, pontua.
Em Içara, o Proerd é coordenado pelo o Sub Comandante do 29º Batalhão, Major Constanza. Ao término do programa, as crianças receberão um certificado de conclusão e as formaturas ocorrerão nas escolas.
Colaboração: Alexandra Cavaler