Linha também será usada para auxiliar mulheres que passam por situação de violência
A Procuradoria Especial da Mulher disponibiliza, a partir desta segunda-feira (20), um celular com o número (48) 9995-0959, onde poderão ser feitas denuncias ou obter informações para auxiliar as mulheres no estado. Esse telefone estará disponível 24 horas e pode ser acessado via Whatsapp. Além dele, a Procuradoria tem como meios de contato o telefone fixo (48) 3221-2885 e o e-mail procuradoriadamulheralesc@gmail.com.
A responsável pela Procuradoria da Mulher na Alesc, deputada Ada de Luca (MDB), afirmou que a procuradoria representa um meio seguro para libertar a mulher da opressão. “É uma porta que se abre junto àquela mulher, àquela vítima, levando ela aos lugares certos, para que ela não ficar ‘rolando’ sem saber para onde ir para apresentar sua denuncia de violência doméstica.”
Para a deputada, a procuradoria também é uma ferramenta para ajudar a mulher contra as torturas física e psicológica. “A procuradoria tem a missão de fiscalizar e acompanhar o atendimento das mulheres, promover campanhas educativas.”
Ada de Luca enfatiza o fato de que há um ano, Santa Catarina contava com apenas 27 procuradorias e hoje há 65 e mais doze estão em fase de instalação. “Queremos que até o final do ano mais 80 procuradorias sejam instaladas nos municípios catarinenses.”
A deputada explica que é uma tarefa difícil de conscientizar alguns municípios a instalarem as procuradorias. “Há municípios que não temos vereadoras e os homens não querem assumir a tarefa de abrir, mas estamos numa campanha de conscientização. São diversas conversas com os representantes das câmaras de vereadores.”
Colaboração: Agência AL