O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) definiu o novo ciclo de revisão do eleitorado para o ano de 2019. Neste semestre, serão revisados 122 municípios em todo o Estado, ou seja, o cadastramento biométrico passará a ser obrigatório a eleitores dessas cidades.
O objetivo da revisão é atualizar o cadastro de votantes de cada município, fazendo com que o eleitor que não tenha mais vínculo promova a transferência para a cidade onde efetivamente reside, evitando o cancelamento do documento.
“Em Içara, ainda não tem previsão da data final para a biometria, mas em Balneário Rincão deve haver a revisão do eleitorado no segundo semestre deste ano. A pessoa terá prazo para comparecer ao cartório, atualizar seus dados e fazer a biometria, evitando assim o cancelamento do título. O principal objetivo é o cadastramento biométrico”, informa Marcos Antônio da Silva Moraes, chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral de Içara.
De acordo com ele, o número de eleitores que já fizeram a biometria está baixo nos dois municípios. “Na última consulta que eu fiz, em Içara estava em torno de 38% e, no Rincão, 25%. É muito pouco”, considera. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em janeiro (último levantamento disponível) Içara tinha 40.164 eleitores e Balneário Rincão, 10.921.
Enquanto a regularização da situação junto à Justiça Eleitoral tem prazo até 6 de maio para ser realizada, outros serviços, como emissão do primeiro título, transferência de domicílio ou retirada de segunda via e mesmo o cadastramento biométrico, são prestados durante todo o ano. No entanto, a indicação é procurar o Cartório Eleitoral com a maior brevidade possível, evitando as filas.
Especial Jornal Gazeta


















