Depois de disponibilizar internet gratuita na Praça São Donato em junho, o Procon de Içara está prestes a iniciar mais um projeto. O Procon Móvel, realizado pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor deverá ser implantado a partir de setembro. O projeto consiste em levar atendimentos às comunidades, abrindo a possibilidade para reclamações e esclarecimento de dúvidas para os moradores.
Segundo a coordenadora do Procon de Içara, Karoline Calegari, a cada quinzena uma comunidade será escolhida para receber os serviços. Para isso, a estrutura já foi montada. “A ideia é que as pessoas que moram longe e não têm tempo ou como se locomover, possam fazer suas reclamações e tirar dúvidas quanto a seus direitos como consumidores”, explica.
Também realizado pelo órgão municipal, o Procon Mirim tem como objetivo levar palestras sobre direitos do consumidor para as escolas, buscando um debate em conjunto com os estudantes. A iniciativa foi aplicada pela primeira vez em agosto de 2017, e este ano as palestras serão realizadas na semana do Dia das Crianças, em outubro.
Segundo Karoline, a ideia é formar novos fiscais. “As crianças influenciam as pessoas de casa na hora da compra, por isso é importante mostrar para elas de forma simplificada o direito dos consumidores”, entende. Inicialmente, o Procon trabalhava com a possibilidade de estender o projeto na rede municipal de ensino. “Depois dessa implantação, vamos avaliar a possibilidade de incluir Direito do Consumidor na grade curricular”, afirma a coordenadora.
Especial Jornal Gazeta