As notas Dó, Ré, Mi, Fa, Sol, La, Si fazem parte da rotina de Octávio da Silva Demos, de 11 anos, que iniciou as aulas de violão em março deste ano e já dedilha seus primeiros acordes. Segundo ele, seu apreço pelo violão nasceu devido ao gosto por vários estilos musicais. “É um instrumento que posso tocar vários gêneros, ainda não consigo tocar uma música, mas fico imaginando o dia em que poderei mostrar meu aprendizado nas aulas, em uma roda com os amigos ou em uma festa de família”, fala entusiasmado.
As aulas são oferecidas gratuitamente pela Fundação Cultural de Içara (FCI), para a população e atende pessoas com idade entre sete e 60 anos. O diretor artístico da Fundação Cultural de Içara, João Gabriel da Rosa, destaca que no âmbito individual as aulas de violão desenvolvem aos alunos o aprendizado e aprimoramento das técnicas musicais necessárias. “No âmbito de grupo as oficinas de violão oportunizam meios pelas quais os mesmos possam desenvolver o relacionamento entre o grupo, aprendendo com as diferenças de cada um”, considera.
Arte e entretenimento
Os alunos das oficinas de violão representam a Fundação Cultural levando arte e entretenimento ao município e pela região. As atividades iniciaram em abril de 2013, e somente neste ano estão matriculados mais de 130 alunos. "Neste ano contamos com as oficinas de balé clássico, danças urbanas, violão, flauta doce, guitarra, contrabaixo, teclado e dança contemporânea. Ao todo mais de 500 alunos atendidos nas oficinas de arte da FCI", fala satisfeito o presidente da Fundação Cultural de Içara, Daniel Loch.
Colaboração: Imprensa PMI


















