A região Sul de Santa Catarina dará um importante passo na ampliação de sua rede de saúde com o início das obras do primeiro Hospital Oncológico de Araranguá, previsto para ser inaugurado em 2026. O projeto com investimento de R$ 7 milhões será realizado pela Weber Cidades Inteligentes e entregue ao Instituto Maria Schmitt (IMAS).
O hospital, com uma estrutura de quase 1,7 mil metros quadrados, oferecerá atendimento especializado em oncologia, disponível para convênios, particulares e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 20 leitos e dez poltronas dedicadas à quimioterapia, o novo hospital promete ser um marco para a saúde no Vale do Araranguá e em toda a região Sul do estado.
O superintendente de serviços médicos e novos serviços de saúde do IMAS, Robson Schmitt Machado, destacou a importância do hospital como complemento ao Hospital Dom Joaquim, localizado em Sombrio. “Será um ponto de referência para onde o paciente oncológico poderá se dirigir e saber que será cuidado na sua integralidade”, comentou Machado, enfatizando que o hospital será fundamental no tratamento e diagnóstico de pacientes oncológicos na região.
Projeto focado em bem-estar e qualidade de vida
Cerca de 200 pessoas estarão envolvidas na obra que será construída no bairro Cidade Universitária Araranguá, um ambiente planejado pela Weber Cidades Inteligentes, que já investiu mais de R$ 60 milhões na criação desse ecossistema inovador. O CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber, destacou que o projeto do hospital reforça a visão de um ambiente transgeracional, focado em bem-estar, qualidade de vida e oportunidades para as gerações presentes e futuras. “O propósito deste bairro planejado é criar um ambiente pensado em bem-estar, qualidade de vida, oportunidades de negócio e moradias para essa e as próximas gerações”, afirmou Weber, revelando que novos investimentos serão anunciados em breve, ampliando ainda mais o potencial da região.
O superintendente de serviços médicos e novos serviços de saúde do IMAS, reforça que o Hospital Oncológico de Araranguá não apenas fortalecerá a rede de saúde regional, mas também contribuirá significativamente para o atendimento especializado em oncologia, permitindo que pacientes da região Sul de Santa Catarina tenham acesso a tratamento de qualidade sem a necessidade de deslocamento para outras regiões do estado. “A iniciativa vem ao encontro da necessidade crescente de serviços especializados em oncologia, que acompanha o aumento da demanda e da população na região”, destaca.
Ele também sinalizou a possibilidade de expansão futura dos serviços oferecidos pelo hospital, caso a demanda e a população da região cresçam, destacando a importância de se adaptar às necessidades da comunidade. “No futuro, a gente planeja expandir quando nossa população aumentar e a gente tiver possibilidade de mais um serviço”, explicou.
Com informações Portal Litoral Sul