A aproximação entre as forças de segurança pública e a comunidade apresenta resultados positivos neste ano, em Içara. A avaliação é do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que é composto por moradores e representantes da sociedade civil organizada, e tem contato permanente com as polícias Civil e Militar, com foco na prevenção de ocorrências e acidentes de trânsito.
De acordo com o presidente do Conseg, Celso Luiz da Silva, a urna que circula pelos bairros já recebeu denúncias anônimas que culminaram na prisão de criminosos, principalmente envolvidos em violência doméstica.
“Também reivindicamos mais câmeras de segurança para a cidade. Enfrentamos dificuldades, mas somos persistentes e continuaremos com esses pedidos no próximo ano”, promete. Ele frisa que 2018 é considerado positivo devido à promessa do repasse de R$ 260 mil pelo Governo do Estado, novas viaturas que chegarão em 2019 e reforço no efetivo.
Além das polícias Civil e Militar, o conselho acompanha a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. “Será uma estrutura melhor para atender a população. Também fomos a Florianópolis, junto com autoridades do município, para garantir o recurso, pois era uma antiga luta, que agora se concretiza como mais uma contribuição”, avalia.
Especial Jornal Gazeta