A Prefeitura de Içara divulgou nesta semana o calendário para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2026.
Para o próximo exercício não houve aumento, apenas foi repassado o percentual correspondente à variação do INPC IBGE acumulada entre dezembro de 2024 e novembro de 2025. A correção segue o que determina a legislação municipal e visa a atualização monetária do tributo, sem representar aumento real.
Conforme o secretário municipal da Fazenda, Márcio Folis, a correção aplicada é técnica e necessária. “A atualização da tabela segue o índice oficial da inflação, garantindo equilíbrio fiscal ao município sem onerar indevidamente o contribuinte. É uma medida legal e responsável, que preserva o poder de investimento da cidade. Considerando que quem está em dia paga com 10% de desconto, este supera o valor da correção”, explica.
O pagamento do IPTU 2026 poderá ser realizado em cota única até o dia 10 de março de 2026, com desconto de 5%, ou parceladamente em até cinco vezes, com vencimentos entre março e julho.
Além disso, os contribuintes que estiverem rigorosamente em dia com o pagamento do IPTU de 2025 e de exercícios anteriores, quitados até 31 de dezembro de 2025, receberão automaticamente um bônus de adimplência de 5%, aplicado sobre o valor principal do imposto, podendo ser acumulado com o desconto da cota única, totalizando 10% de desconto.
Para a prefeita Dalvania Cardoso, a política de descontos é uma forma de reconhecer quem contribui com o desenvolvimento do município. “Nosso compromisso é administrar com responsabilidade e, ao mesmo tempo, valorizar o cidadão que mantém seus impostos em dia. Esses recursos retornam em forma de obras, na saúde, serviços e melhorias para toda a população de Içara”, destaca.
Os carnês podem ser acessados diretamente no site da prefeitura ou presencialmente no Paço municipal, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.



















