Prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiveram reunidos em Assembleia Geral nesta sexta-feira (26/06), na sede da entidade, em Criciúma. O encontro tratou de temas como oportunidades de investimentos internacionais, fortalecimento dos consórcios públicos, soluções para passivos ambientais da mineração de carvão e orientações sobre captação de recursos em período eleitoral.
Abrindo a pauta, o presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, apresentou os resultados da Missão Itália. A missão teve como objetivo fortalecer relações institucionais e identificar oportunidades de investimentos, inovação, intercâmbio tecnológico e parcerias entre municípios da Região Carbonífera e instituições italianas.
Segundo Vaguinho, a missão permitiu ampliar o diálogo com organizações e empresas interessadas em desenvolver projetos em áreas estratégicas para os municípios. “Voltamos com uma agenda importante de contatos e possibilidades que podem gerar investimentos, inovação e cooperação internacional. Nosso objetivo é transformar essas oportunidades em projetos concretos para fortalecer o desenvolvimento regional e beneficiar os municípios da Amrec”, afirmou.
A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec e Amesc (CIS-AMREC) e prefeita de Urussanga, Stela Talamini, apresentou a atualização da Carta de Serviços e os resultados alcançados pelo consórcio. Ela destacou a ampliação dos serviços especializados ofertados de forma compartilhada aos municípios consorciados.
A presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-AMREC) e prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi, apresentou o aplicativo Sicas Rural, que reúne controle de serviços, máquinas, incentivos e atendimentos ao produtor em uma única plataforma para os municípios consorciados.
Outro tema debatido foi o Fórum Técnico de Soluções para Passivos Ambientais da Mineração de Carvão. Os prefeitos também receberam orientações sobre procedimentos para obtenção de recursos públicos durante o período eleitoral, com esclarecimentos sobre a legislação vigente e os cuidados necessários para garantir segurança jurídica aos municípios.


















