Restam poucos dias para que termine o ano e, consequentemente, haja a aprovação do orçamento da União para 2018. Pensando nisso, prefeitos da região viajaram a Brasília nesta semana em busca de recursos.
Tanto MurialdoGastaldon, chefe do Executivo de Içara, quanto Jairo Custódio, gestor de Balneário Rincão, cumpriram roteiro na capital federal, pedindo apoio de deputados e senadores para projetos nas suas cidades.
Gastaldon passou em vários gabinetes, visitando, por exemplo, o deputado federal Ronaldo Benedet e o senador Dário Berger, o Ministério da Fazenda e a Caixa Econômica Federal, sendo acompanhado em algumas das audiências pelo secretário de Articulação Nacional do Estado, Acélio Casagrande.
“Mostramos aos parlamentares federais a importância da pavimentação de outra ligação entre Içara e Criciúma. Da BR-101, em Içara, tendo a comunidade de Esperança como ponto de partida, até a Colmeia Industrial, em Criciúma, sempre margeando a estrada de ferro”, detalha.
Segundo Gastaldon, a ideia foi bem aceita. “O diálogo na defesa do projeto sensibilizou a todos. Vamos ampliar essa movimentação. Estou muito confiante”, revela.
Também contando com verbas federais para realizar as obras previstas para Balneário Rincão, o prefeito Jairo Custódio conta que a ida a Brasília serviu para destravar projetos já aprovados.
“Temos todos os encaminhamentos dos nossos projetos cadastrados, mas também buscamos recursos para outros, principalmente para melhorar a infraestrutura do município, nos bairros e no Centro”, ressalta.
De acordo com Custódio, estão previstas mudanças em vias da área central, como as ruas Paraná e Florianópolis e na avenida Beira-Mar. “Estamos licitando mais de R$ 9 milhões em obras e fomos em busca de reforçar algumas situações”, afirma.
Especial Jornal Gazeta