Por Alexandra Cavaler
A alta temporada de verão já começou em todo o estado de Santa Catarina e segue até o dia 9 de março. Para moradores, visitantes e veranistas de praias e balneários da região, além da infraestrutura e eventos programados, uma das preocupações é a questão da segurança. Neste contexto, a região Sul receberam 55 novos guarda-vidas civis voluntários que reforçam a segurança nas praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, todas sob a responsabilidade do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM).
O subcomandante do 4° BBM, Major Renan Fernandes explica que a operação Estação Verão é dividida em três períodos. “A operação Estação Verão, que é como a gente denomina a nossa atividade de salvamento aquático, é dividida em três períodos: a pré-temporada, a temporada, também conhecida como alta temporada, e a pós-temporada. A pré-temporada iniciou em novembro e já encerrou. De meados de dezembro até o Carnaval, nós denominamos alta temporada; e depois do Carnaval, temos a pós-temporada, que segue também com alguns postos ativos até o período da Páscoa”, assinalou, falando sobre o efetivo: “Nós temos cinco praias nas quais atuarão 221 guarda-vidas civis e 20 guarda-vidas militares. Desta forma nós teremos sempre dois bombeiros militares em cada uma das praias, de maneira ininterrupta, para atender o serviço de salvamento aquático”, disse, Major Fernandes.
O subcomandante ainda ressalta a parte logística dos serviços realizados. “A gente sempre divide em duas etapas, que também são realizadas pelo Corpo Bombeiros, a parte de logística, que compreende a reforma de postos, a organização dos postos, a aquisição de viaturas, de embarcações, moto aquática. Cada uma das cinco praias tem uma moto aquática que está à disposição e uma viatura de apoio. Já na parte de pessoal, nós ainda contamos com os recertificados que são os guarda-vidas civis que trabalharam em outras temporadas. Eles passam por um processo de reciclagem para poder trabalhar na Operação Veraneio. E ainda promovemos o curso de formação, para novos integrantes, ou seja, pessoas da comunidade que atuam através da lei do voluntariado e percebem uma indenização por cada dia de trabalho que realizam, de forma que a gente consiga manter o nosso serviço de salvamento aquático”.
Postos ativados
Segundo Major Fernandes, todas as cinco praias atendidas pelo 4° BBM estão com todos os postos ativados, de maneira a guarnecer a segurança aquática na região, buscando o índice zero de mortes de afogamento, principalmente, em área guarnecida. “Além do foco do Corpo de Bombeiros que é e sempre foi a questão da prevenção. A gente atua de maneira muito incisiva na questão da prevenção, da orientação, através das bandeiras de sinalização, as bandeiras de praia que indicam os locais perigosos: preta (posto desativado) e lilás (grande quantidade de águas vivas), são algumas bandeiras utilizadas, mas talvez a população não conheça tanto como conhece a bandeira vermelha (alto risco de afogamento), amarela (médio risco de afogamento) e a verde (baixo risco de afogamento). Dessa forma, a gente compõe a nossa operação Estação Verão do 4º Batalhão, que vai de Balneário Rincão até Passo de Torres”, concluiu o subcomandante.
Polícia Militar reforça ações
A Polícia Militar de Santa Catarina iniciou, no dia 20 de dezembro, a atuação na Operação Estação Verão 2024/2025 em Balneário Rincão, um dos destinos mais movimentados do litoral Sul do estado. E com o aumento expressivo de turistas na região, as ações da PM serão, segundo Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, Capitão PM – Comandante da 1ª Companhia do 29º Batalhão, reforçadas para garantir a segurança da população local e dos visitantes durante a temporada.
“O trabalho começa com o aumento do efetivo policial, incluindo o apoio de agentes vindos de outras cidades, e a intensificação das rondas ostensivas, especialmente nos pontos de maior movimento, como a orla, calçadão, áreas comerciais e principais vias de acesso. A Operação também inclui barreiras de trânsito para coibir infrações, como o consumo de álcool ao volante, além de reprimir práticas ilícitas, como o porte de drogas e armas. Outro destaque é o policiamento com viaturas e quadriciclos exclusivamente na orla, visando coibir o trânsito de veículos na faixa de areia, conforme previsto em Decreto Municipal”, ressaltou o Capitão PM Cristovão.
Já o comandante do 29º Batalhão, tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, destacou: “A PM está trabalhando para proporcionar uma temporada segura e tranquila, tanto para quem mora na cidade quanto para os turistas que chegam. Nosso foco é a prevenção, mas estaremos preparados para agir rapidamente diante de qualquer anormalidade”, disse. As operações seguem ao longo do verão, com previsão de término após o Carnaval.
Prefeitos falam dos preparativos
Evandro Scaini, prefeito de Arroio do Silva, diz que este ano será diferente, pois o clima permitiu organizar tudo antecipadamente. “Fizemos o cercamento da praia, a sinalização, o calendário de eventos, as obras também. Esse ano nós vamos inaugurar o calçadão, no dia 29 de dezembro, no dia do aniversário da cidade. O espaço é para uso dos banhistas, turistas e para os amantes do esporte, da caminhada. No local teremos a pista de caminhada, bancos, a parte de urbanização e ajardinamento, chuveiros, rampas de acesso, tudo que prevê de conforto, qualidade e segurança”, acrescentando: “Tem outros pontos que também fazem parte dessa preparação para o verão, que é, por exemplo, o saneamento e o abastecimento de água; na orla nós já estamos com mais de 70 chuveiros ligados, já foram instaladas as lixeiras, contratamos uma máquina limpa praia, já peneiramos a areia da praia em todos os dois quilômetros de área central.
Já o prefeito eleito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo, ressalta a continuidade dos serviços. “A ideia é a continuidade. O Rincão se transformou nos últimos anos, na administração do Jairo, e esse é o nosso maior desafio, a continuidade desse governo. Nós entendemos que a autoestima do investidor vem através dos eventos aliados à gastronomia. A temporada por si só já se faz, porque nós temos o maior atrativo, que são as lagoas, o mar, que representam muito nessa época de calor. Não é diferente de outras cidades litorâneas, mas aqui nós acabamos sendo a praia de toda a nossa região. E o nosso propósito é reforçar isso cada vez mais para que a gente possa oferecer infraestrutura adequada para que a autoestima do investidor continue sempre em evidência. Além da autoestima do morador que também é prioridade dentro da nossa cidade”, concluiu.
Em Araranguá, segundo informações da equipe de governo, o verão 2025 será marcado por uma programação diversificada de atividades esportivas e recreativas no Morro dos Conventos e Ilhas. “Com eventos para todas as idades e estilos, o calendário organizado pela Secretaria de Esportes proporcionará momentos de lazer e integração para moradores e turistas”, diz um comunicado.
Balneário Arroio do Silva
31/12 MEGAREVEILLON
22h – DJ JACK
23h59 – Show Pirotécnico da Virada (Praia da Meta, Centro, Jardim Atlântico e Praia da Caçamba)
00h30min – Show Nacional com BANDA CHIMARRUTS (Palco Central)
Balneário Rincão
31/12 – Missa da Virada – Calçadão
Réveillon – Show com Garotaço – Calçadão
Réveillon – Show com Elton e Everton



















