Muitas pessoas que estão em um processo de reeducação alimentar têm dificuldade em manter o foco porque sentem falta de alimentos que consumiam e que de uma forma ou outra trazem em sua memória algum tipo de conforto. O chocolate é visto como uma válvula de escape, especialmente para as mulheres, no estresse do dia a dia ou mesmo em certos períodos do mês em razão da TPM. Mas existe uma explicação para esse desejo, sabia? Durante esse período há uma queda de magnésio e em razão disso nosso organismo procura alimentos que contenham esse mineral. E adivinha qual mineral está presente no chocolate? O magnésio.
Além do magnésio, o chocolate possui substâncias que liberam a produção de endorfinas e encefalinas, que são 200 vezes mais poderosas do que a morfina na maneira como estimulam os sensores do prazer no seu cérebro assim que entram em contato com as papilas gustativas. Porém, não podemos consumir qualquer tipo de chocolate em razão da quantidade de açúcar.
Prefira sempre os que contém 70% de cacau ou mais.
Se souber escolher o de melhor qualidade, acredite, somará benefícios para a sua reeducação alimentar e sua saúde, pois aumentará sua ingestão de polifenóis e prebióticos.
DICA: Pegue um quadrado do melhor chocolate amargo e coloque-o em cima ou debaixo da língua. Não deixe que toque os seus dentes, mas deixe-o ali, sem mastigar, para que dissolva lentamente em sua boca e é bem provável que dessa maneira você se sinta plenamente satisfeito, pois suas papilas gustativas enviam a mensagem “chegou chocolate” para o seu cérebro.
Desta maneira, você pode comer chocolate amargo todos os dias e não engordar nem desequilibrar sua taxa de açúcar no sangue. Além disso, o consumo desse tipo de chocolate auxilia na redução dos quadros de ansiedade, depressão e até hipertensão arterial.