terça-feira, 25 junho, 2024
Ultimas noticias

Portadores de Parkinson oficializam Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano em evento na Unesc

Foto: Divulgação

Com a marca Stabile, Núcleo foi lançado oficialmente para a sociedade no encontro

Os portadores de Parkinson ganharam oficialmente, na noite desta quarta-feira (8/11), um grande aliado: o Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano. Com nova marca e identidade visual, o grupo agora se chama Stabile, projeto focado em ajudar o parkinsoniano a redescobrir a vida. A oficialização da nova cara do projeto foi feita em evento no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, parceira do Núcleo.

O grupo que começou com apenas 15 integrantes já soma mais de 50 e quer crescer ainda mais. Conforme uma das idealizadoras, Tatiana Fernandes da Dagostim Felisbino, o Núcleo tem o propósito de reunir informações e serviços, além de ser porto seguro para os pacientes que, assim como ela, enfrentam a doença e seus reflexos no dia a dia.

“Não é fácil receber o diagnóstico de algo que não tem cura, mas não pode ser o fim da linha. Deve ser um novo começo. Uma alternativa para reaprender a viver, se sentir acolhido e entendido”, destaca, acrescentando que já é muito gratificante perceber que todo o esforço já se reflete em mais informações chegando à sociedade em geral e, logo, mais pessoas sendo beneficiadas.

Seu Pedro Carlos Mendes é o parceiro de Tatiane na idealização do projeto e na busca por parcerias. Os dois estiveram na Unesc há alguns meses com o propósito de reativar o Programa de Atendimento aos Portadores de Parkinson (ProPark), pausado em virtude da pandemia e até então sem retomar as atividades.

Para ele, a reativação do Programa e o lançamento oficial do Núcleo são grandes passos dados para a vida dos parkinsonianos e suas famílias. “Queremos ser reconhecidos, enquanto Núcleo, como referência em apoio, cuidado e informações, atuando de forma empática, dedicada e acessível”, descreveu.

A coordenadora do curso da Fisioterapia de Unesc e uma das idealizadoras do Propark, Ariete Inês Mineto, grande apoiadora da causa, representou a reitoria da Unesc no ato e salientou a honra de receber, no campus da Universidade, o evento de tamanha importância para a Stabile.

“Essa é a apresentação oficial da marca para a sociedade e algo que ficará registrado para sempre na história. Saibam que, enquanto Universidade, sempre faremos tudo o que pudermos para apoiá-los e para que se sintam em casa quando estiverem aqui. Estamos juntos nessa luta e temos apoio não só da reitoria, da diretoria de Extensão, mas de professores, alunos, extensionistas que estão dedicados a oferecer o melhor a vocês”, destacou.

O evento contou ainda com a participação do neurologista Bruno Foz, trazendo dados e informações gerais sobre a doença, e da agência Empória, que apresentou o conceito e todos os detalhes da marca criada para a Stabile.

Espaço garantido

Na oportunidade, o secretário Municipal Arleu da Silveira, representando o prefeito Clésio Salvaro, oficializou a resposta ao pedido feito pelo Núcleo por um espaço cedido pela prefeitura. “Quero registrar aqui o aceite e a resposta positiva a esse pedido. Vamos encaminhar esse projeto à Câmara de Vereadores e logo vocês terão a sala que precisam para o atendimento aos pacientes e familiares”, garantiu Arleu.

Nova jornada

Diagnosticado aos 26 anos, Joacir Ferrarezi, hoje aos 46, conheceu o projeto da Stabile por uma boa coincidência do destino. Acompanhando a esposa nas Clínicas Integradas para uma consulta odontológica, Joacir ficou sabendo do encontro para pacientes com Parkinson e aproveitou para conhecer mais sobre a iniciativa.

Ao ouvir as possibilidades oferecidas pelo Núcleo, o criciumense está decidido e na próxima segunda-feira já estará na Unesc para os encontros da Propark. “Acredito que tenho muito a me beneficiar com as trocas de experiências e conhecimentos e eles já me disseram que também poderei contribuir contando sobre esses meus anos após o diagnóstico, os dois livros que escrevi e até as canções que gravei”, relata, cheio de expectativas para o que há por vir.

Colaboração: Agecom/Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis