Home Política Vereadores aprovam requerimento para debater criação de Comitê de Ética e Disciplina...

Vereadores aprovam requerimento para debater criação de Comitê de Ética e Disciplina no legislativo

22

A Câmara Municipal de Içara poderá contar com um comitê de ética e disciplina. A proposta será debatida através de uma comissão temporária de avaliação, conforme requerimento de iniciativa da vereadora Carla Vieira de Souza (MDB). Segundo ela um projeto de resolução criando o comitê já foi protocolado pela bancada do MDB, mas a comissão de Constituição, Justiça e Redação propôs ampliar o debate.

“Foi sugerida a criação dessa comissão temporária para envolver representantes de todos os partidos do legislativo. Para em conjunto, de forma democrática estudar e aprimorar o projeto de resolução”, comentou de Souza.   

A comissão temporária de avaliação terá o prazo de três meses, prorrogáveis por decisão do Plenário. Será composta por cinco membros, sendo o presidente, um vice-presidente, um secretário e dois membros de apoio. O requerimento aprovado nesta segunda-feira, dia 26, foi subscrito pelos vereadores Jairinho (PSD), Davi Inácio Nazário (PP), André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB) e Max Luiz (PL).

Carla Vieira de Souza destacou a importância da criação do comitê de ética, para estabelecer os princípios éticos e as regras básicas de decoro, que devem orientar a conduta dos que estejam no exercício do cargo de vereador. “A casa do povo deve ser exemplo, não podendo as partes faltar com urbanidade umas contra as outras. O respeito deve ser realizado com todos os colegas, servidores e munícipes, não podendo os vereadores abusar do poder do cargo para nenhum fim”.

Colaboração: Comunicação Social / Câmara de Vereadores