Home Política Secretário Municipal de Saúde faz uso da tribuna

Secretário Municipal de Saúde faz uso da tribuna

31

O espaço do horário político da sessão ordinária de terça-feira (21) da Câmara Municipal de Içara foi disponibilizado ao Secretário Municipal de Saúde Sandro Ressler. A apresentação destacou a importância da vacinação e as ações desenvolvidas pela pasta. Segundo o Secretário de Saúde Sandro Ressler, o município está em processo de vacinação e com a campanha de vacina contra a influenza e o sarampo.

“Durante essa semana estamos com sete unidades de saúde abertas fazendo vacinas de rotina para crianças e adultos”, informou Ressler. Ele ressaltou que a meta da secretaria é ampliar a cobertura vacinal em todo o município. “Essa apresentação também tem esse objetivo, para que os vereadores possam levar até as suas comunidades essa orientação”.  Içara aplicou mais de 100 mil doses voltadas ao combate a covid-19.

O secretário listou as ações desenvolvidas, destaque para o programa zera fila, onde mais de sete mil pessoas já foram atendidas com exames, consultas e procedimentos. Manutenção da unidade de saúde do bairro Presidente Vargas até às 22 horas; atendimento odontológico as pessoas acamadas ou que estão com dificuldades no CAPS; maior oferta de medicamentos com distribuição nas unidades de saúde dos bairros; ampliação do horário de atendimento da farmácia municipal e do Centro de Especialidade Médica, não fechando ao meio dia.

Entre os investimentos estão reformas em postos de saúde, veículos, novas tecnologias de curativos, tablet para agentes comunitárias, novos computares, aparelho de ultrassonografia disponibilizado para Associação de Aposentados. “Estamos trabalhando para a reabertura da unidade no bairro Coqueiros, com a reforma da estrutura podemos fornecer o atendimento para a comunidade”, acrescentou Sandro Ressler.

O município possui ainda parceiros na área, sendo o hospital São Donato, clínicas de fisioterapia, laboratórios de análises clínicas, APAE, ABAA, comunidades terapêuticas e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. “No hospital São Donato o município é responsável pela manutenção do pronto socorro. Essas entidades são parcerias via contratualizações”.  A

secretaria de saúde possui diversos programas como de epidemiologia e vacina, Casmi, saúde da família, saúde bucal, programa DST/HIV/AIDS, programa tuberculose, programa hanseníase, hepatite virais, ambulatório saúde mental adulto e infantil, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), fisioterapia domiciliar, clínica municipal de fisioterapia, vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, serviço social.

Colaboração: André Dal Pont –