sexta-feira, 29 março, 2024
Ultimas noticias

Murialdo Gastaldon fala sobre atuação na Fecam

Por aclamação, dezenas de prefeitos catarinenses elegeram na quarta-feira, dia 31, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, para comandar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na gestão 2018/2019. Juntamente com ele, foram empossados os demais membros da diretoria e os novos conselheiros, como o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, indicado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) como seu representante na entidade.

O chefe do Executivo içarense acredita em um bom trabalho, mesmo num período de dificuldades para as prefeituras. “O município é o ente mais frágil, na medida em que recebe o menor percentual da receita tributária, mas por outro lado concentra a maior demanda de serviços. É no município que o cidadão vai procurar o atendimento de saúde, a escola para o filho, a pavimentação, o saneamento, os programas de cultura e esporte”, enumera.

Ele conta que, em seu discurso, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ressaltou que 2017 foi um ano ruim para as Administrações Municipais. E a projeção para 2018 e 2019 é ainda de dificuldades para equilibrar a balança entre receitas e despesas.

“É fundamental que haja mudanças na legislação, pois não há mais como manter a situação atual. Cada vez mais, os municípios serão inviabilizados. É urgente a reforma tributária e que se abra um canal de conversa com o Ministério Público, pois os prefeitos vivem sob constantes ameaças”, aponta Gastaldon.

Na avaliação do prefeito de Içara, o papel da Fecam (e do próprio Conselho Fiscal) é mais político do que técnico, justamente para buscar as alterações necessárias à saúde financeira dos municípios.

“Quanto ao Conselho Fiscal, nossa atribuição é acompanhar as contas da Fecam. A entidade tem uma receita R$ 400 mil por mês, oriunda da contribuição dos municípios”, afirma.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis