Home Política Legislativo rinconense aprova PL que institui Dia Municipal da Fibromialgia

Legislativo rinconense aprova PL que institui Dia Municipal da Fibromialgia

30

Em Sessão Ordinária, realizada na noite de ontem, vereadores de Balneário Rincão aprovaram, em segunda votação, o PLL Nº 04/2022, que institui o Dia Municipal da Fibromialgia, de autoria do vereador Jorge da Luz (MDB), dispondo sobre filas de atendimento, vagas preferenciais de estacionamento entre outras considerações.

“Nosso objetivo, com essa proposta, é o de conscientizar as pessoas de que uma parcela da nossa sociedade convive com esses sintomas diariamente, mas que essa é uma deficiência invisível. E, por isso, a importância de priorizar atendimento exclusivo e prioritário em certos estabelecimentos”, explicou o autor do PLL, vereador Jorge da Luz.

O edil ainda assinala que a secretária de saúde deve elaborar um protocolo para diagnosticar outras pessoas portadoras de Fibromialgia no município. “Importante ressaltar que assim o projeto for sancionado, a equipe da saúde deve elaborar um protocolo para que outras pessoas recebam o diagnóstico de Fibromialgia e possam ser atendidas com a prioridade que merecem e ter a carteirinha que comprova a situação. Atualmente, nossa cidade tem 25 casos confirmados”, disse Da Luz.

Ainda entre os projetos aprovados está o PE Nº16/2022, que concede reposição da inflação na Administração Municipal e altera a Lei 136/2014.

Entre as indicações está a solicitação do vereador Negão do Braz (PSD) que reivindica, junto à Cooperaliança, uma sede esportiva e recreativa em Balneário Rincão. Ainda nos trabalhos desta terça-feira Indicações para pavimentações, manutenção de vias, limpeza em pátios de CEI e igreja e Moção de Aplauso e Reconhecimento, todas aprovadas em sessão plenária.

A Moção aprovada, de autoria de todos os vereadores, parabenizou a atleta Daiane Miguel Mendes Espíndola, que representou o município no Brasileiro de jiu jitsu, na cidade de Barueri, em São Paulo, onde sagrou-se campeã, obtendo medalha de ouro.

Alexandra Cavaler – Redação Içara News