Na semana, a cidade de Chapecó foi palco da solenidade de formatura do II Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras (CEPFRON), evento realizado pelo 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron). O curso teve como objetivo capacitar policiais militares para atuar de forma mais eficaz na prevenção e repressão de crimes comuns nas regiões fronteiriças de Santa Catarina.
O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o comandante do 4º CRPM/Fron, coronel Jorge Luiz Haack, e o comandante do Comando de Polícia de Choque da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Álvaro Martinelli. Juntos, celebraram o empenho e a dedicação dos 35 policiais que participaram do curso, incluindo o Cabo Rudson, que atua no Pelotão de Policiamento e Apoio Especializado do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Durante o curso, o Cabo Rudson participou de instruções que abordaram uma série de temas de alta relevância, principalmente para a atuação na região de fronteira. Entre as disciplinas ministradas, destaca-se: Identificação de Explosivos, Procedimentos Frente às Ocorrências Fronteiriças, Policiamento em Embarcação, Inteligência Policial Militar, Enfrentamento de Fraudes Veiculares, e Técnicas e Táticas de Confrontos Armados. Com 135 horas de curso, os participantes receberam um intenso treinamento que os preparou para as complexas situações enfrentadas no dia a dia das fronteiras.
A programação do curso foi dividida em dois módulos: o primeiro, realizado em Chapecó, e o segundo, na capital do estado, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades com unidades especializadas da Polícia Militar de Santa Catarina. Entre os temas abordados, destacaram-se o Atendimento Pré-Hospitalar Tático e as Noções de Operações Helitransportadas, que demonstram a ampla gama de capacitações voltadas à atuação de fronteira.
A solenidade também foi marcada por homenagens aos instrutores e colaboradores, além da entrega de medalhas comemorativas. O Comandante-Geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, em especial, recebeu a medalha comemorativa do 4º CRPM/Fron e a medalha do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, reforçando o reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos na realização do curso.
A participação do Cabo Rudson no II CEPFRON reflete não apenas o seu esforço em aprimorar suas habilidades como policial, mas também o comprometimento do 19º BPM com a segurança da região e a excelência no serviço prestado à comunidade.