Nesta semana, a Polícia Militar de Criciúma realizou uma importante ação no bairro Cristo Redentor, resultando na apreensão de entorpecentes, equipamentos utilizados no tráfico de drogas, celulares, dinheiro e na constatação de furto de energia elétrica em três residências vizinhas.
Durante rondas preventivas na localidade, a guarnição visualizou um homem já conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Ao perceber a presença policial, ele tentou fugir e foi visto arremessando uma embalagem plástica sobre o muro de uma residência vizinha. A guarnição realizou abordagem e, com autorização do morador, recuperou a embalagem, que continha aproximadamente 9 gramas de substância análoga ao crack.
O homem foi abordado no pátio de uma das casas, alegando que visitava a residência de um familiar. No local, existiam três casas no mesmo terreno, sendo a do meio apontada como sua residência. Durante a averiguação, constatou-se que as três residências estavam com ligação irregular de energia elétrica, sem medidor. A Celesc foi acionada e confirmou o furto, relatando que a equipe já havia feito cortes anteriores no mesmo endereço em razão da reincidência.
Diante da situação, a Polícia Militar realizou uma varredura nas residências com o apoio do Canil. Foram empregados dois cães de faro, que localizaram diversas porções de drogas:
• Na residência central, onde o homem inicialmente abordado reside, foram encontrados:
• 57g de substância análoga à maconha;
• 43g de substância análoga ao crack;
• 16g de substância análoga à cocaína;
• R$ 1.056,10 em dinheiro;
• 4 celulares (sendo 1 do abordado e 3 outros sem identificação clara de propriedade);
• Um rádio comunicador, duas bolsas do tipo bag e um pé de maconha;
• Além disso, foram localizados cigarros de maconha e drogas escondidas em tijolos, roupas e cômodos diversos.
• Na terceira residência, ocupada por outro indivíduo já conhecido pelas guarnições, não foram encontradas drogas no interior, mas o cão indicou mais porções de crack escondidas em tijolos no muro entre as residências.
Este segundo homem, que também foi conduzido por furto de energia elétrica, havia sido preso dias antes pela Polícia Militar pelo crime de tráfico de drogas na mesma cidade, estando atualmente com tornozeleira eletrônica. Ele já possui antecedentes por tentativa de homicídio, tráfico e furto qualificado, e mesmo com histórico relevante, havia sido posto em liberdade recentemente após audiência de custódia.
Diante dos fatos, três homens foram conduzidos à Central de Plantão Policial: um por tráfico de drogas e furto de energia elétrica, outro por furto de energia elétrica, e um terceiro também por envolvimento com o furto de energia.
A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança pública, agindo de forma firme e contínua no combate à criminalidade. Ressalta-se, no entanto, a preocupação da corporação com a reincidência de determinados indivíduos, que, mesmo após flagrantes e prisões, retornam rapidamente ao convívio social sem que medidas mais efetivas sejam aplicadas. Esse cenário exige das forças de segurança um esforço redobrado e contínuo na contenção de crimes e na proteção da comunidade.