A Polícia Civil investiga a morte de dois cães encontrados com possíveis sinais de maus-tratos em localidades rurais do Sul catarinense. O primeiro caso foi registrado na noite de segunda-feira (27), no interior do município de Ermo. Já no início da tarde desta terça-feira (28), a corporação tomou conhecimento de um segundo cão, em situação semelhante, localizado em uma área pertencente ao município de Araranguá.
Segundo o delegado Luís Otávio Pohlmann, equipes da Polícia Civil estiveram nos locais para realizar os primeiros levantamentos, com apoio da Polícia Científica. A investigação segue com a coleta de informações junto às pessoas que encontraram os animais e moradores das proximidades.
De acordo com o delegado, ambos os cães já estavam em avançado estado de decomposição, o que dificulta a análise pericial. Ainda assim, todas as medidas cabíveis foram adotadas para apurar se houve, de fato, maus-tratos ou até mesmo a possibilidade de envenenamento involuntário, hipótese considerada devido às características rurais das regiões onde os animais foram encontrados.
“Os cães já estavam sendo consumidos por outros animais, o que também interfere na perícia, mas os trabalhos seguem para confirmar a causa das mortes”, explicou Pohlmann.
A investigação do caso ocorrido em Ermo está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia do município. Já o cão encontrado em Araranguá, embora em localidade próxima ao primeiro, está sendo apurado pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá. As investigações seguem em andamento.
















