PM realiza 5º Curso de Táticas Policiais em Florianópolis

Com o objetivo de capacitar policiais militares para atuar em situações de alta complexidade e integrar equipes especializadas de pronta resposta, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), iniciou, na manhã desta segunda-feira, 14, o 5º Curso de Táticas Policiais. A solenidade de aula inaugural foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis.

A turma é composta por 35 policiais militares previamente selecionados, todos motivados pelo compromisso de aprimorar suas habilidades técnicas e operacionais, com vistas à excelência no atendimento à sociedade catarinense. O curso é pré-requisito para a atuação em Patrulhamento Tático e prepara os participantes para apoiar outras unidades e forças de segurança em ocorrências de alto risco.

Com carga horária superior a 272 horas-aula, distribuídas ao longo de 30 dias, o curso enfatiza disciplinas essencialmente práticas e operacionais, visando padronizar conhecimentos e procedimentos conforme os referenciais técnicos adotados pela corporação.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, do subcomandante-geral, coronel Jofrey Santos da Silva, do diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade, coronel Cleber Pires, do comandante do 1º CRPM, coronel Dante da Costa Chierighini — que também ministrou a aula magna —, do representante do Comando de Missões Especiais, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Junior, do comandante do 1º Batalhão de Pronta Resposta, tenente-coronel Christopher Rudolf Froehner, além de outras autoridades civis e militares.

Durante seu discurso, o comandante-geral destacou a importância do curso como ferramenta de padronização doutrinária, lembrando os primeiros estágios em táticas policiais realizados na PMSC. Segundo ele, “esta formação representa mais do que uma capacitação, pois sistematiza e dissemina o conhecimento técnico-operacional da corporação.”

Na aula magna, o comandante do 1º CRPM apresentou uma retrospectiva histórica da criação e evolução dos grupamentos táticos, contextualizando o surgimento do patrulhamento tático no Brasil e em Santa Catarina. Ele lembrou que as primeiras unidades especializadas em ações táticas surgiram no Brasil ainda na década de 1970, como resposta ao aumento da complexidade das ocorrências e à necessidade de atuação mais precisa e técnica por parte das polícias militares. Em Santa Catarina, esse processo começou com a estruturação de equipes com treinamento diferenciado, voltadas ao apoio das guarnições de rádio patrulha. Com o tempo, consolidou-se a figura do Pelotão de Patrulhamento Tático como referência em pronta resposta qualificada.

O coronel Dante da Costa Chierighini ressaltou que o Pelotão de Patrulhamento Tático não surgiu por acaso, mas sim da necessidade. E afirmou que “enquanto houver demanda por atuação especializada, continuará existindo o patrulhamento tático”.

O Curso de Táticas Policiais é mais um passo importante no fortalecimento operacional da PMSC, reafirmando o compromisso da corporação com a excelência profissional, a proteção da vida e a manutenção da ordem pública.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Esportes

Tigre vence o Avaí no Majestoso

O Criciúma conquistou a primeira vitória na disputa do Campeonato Catarinense. O Tigre recebeu o Avaí na noite deste domingo (11/01) no estádio Heriberto Hülse pela segunda rodada

Leia mais »

Noticias

Outros links uteis