A Polícia Militar realizou, no domingo (5), diversas ações que resultaram em prisões e apreensões por cumprimento de mandados judiciais e crimes relacionados na região Sul.
No final da tarde, durante patrulhamento na Rua Rita Dal Bó Benedet, em Balneário Rincão, uma guarnição abordou um veículo Honda Civic após o condutor realizar uma ultrapassagem em local proibido. No carro estavam dois jovens, de 19 e 18 anos. Durante a revista, os policiais encontraram uma porção de maconha com o passageiro, que afirmou ser usuário. Na consulta ao sistema, foi constatado que ele possuía um mandado de apreensão por ato infracional, expedido pela Vara da Infância e Juventude de Criciúma, com medida de internação vigente. O jovem foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. O condutor, que não possuía habilitação, foi autuado, e o veículo liberado para uma condutora habilitada, familiar do abordado.
Ainda no período da tarde, policiais cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 31 anos, no bairro Cristo Redentor, em Criciúma. Ele possuía condenação pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e corrupção de menores, com pena de quatro meses e 18 dias em regime semiaberto. O suspeito ainda tentou despistar os agentes entrando em um terreno e conversando com o morador, mas acabou abordado e preso. Após os procedimentos, foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta.
Já em Orleans, duas ações resultaram em pprisões. Uma no bairro São Gerônimo, na qual um homem de 29 anos, com mandado de prisão por regressão cautelar devido a um crime de roubo (art. 157 do Código Penal), foi abordado em frente à sua residência e conduzido ao Presídio Santa Augusta.
A segunda ação foi no bairro Coloninha. Um homem de 41 anos, com mandado de prisão ativo por tráfico de drogas, tentou fugir e agrediu os policiais durante a abordagem, sendo contido com o uso da força. Na casa dele, foram encontradas petecas de cocaína e um torrão de maconha. O suspeito sofreu lesões leves durante a resistência e foi atendido pelo Samu antes de ser conduzido à Central de Flagrantes de Criciúma.