quarta-feira, 17 abril, 2024
Ultimas noticias

Plenário lotado na mobilização para evitar o fechamento dos leitos de UTI e a maternidade do Hospital São Donato

Foto: Divulgação

O ato em defesa da manutenção da UTI e maternidade do hospital São Donato, lotou o plenário da Câmara Municipal de Içara, na noite desta quinta-feira (30). Lideranças políticas da Amrec, Amurel, comunidade de Içara e Laguna estiveram presentes. Os deputados José Milton Scheffer (PP) e Tiago Zilli (MDB) se comprometeram em reunir a bancada dos deputados estaduais do sul, a fim de agendar uma reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em busca de uma solução ao problema.

A mobilização também se entendeu para os hospitais de Laguna e Imbituba que da mesma forma estão enfrentando o problema, da falta de recursos que garantia a manutenção mensal dos serviços. O governo do Estado não renovou os contratos com os hospitais e por conta disso estão sem receber desde janeiro. Caso não seja resolvido o impasse a região pode deixar de possuir 40 leitos de UTI, somando as três unidades hospitalares. E ficando sem a maternidade do São Donato, onde são realizados por mês uma média de 80 atendimentos.

O diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio Cesar De Lucca, ressaltou que o encerramento dos serviços afetará todo o Estado. “O governo está preocupado com as filas de alta complexidade, mas pode acabar fechando 40 leitos de UTI na região, ficando também sem leitos de retaguarda. Era para estarmos discutindo sobre novos investimentos, não esse tipo de problema que vai retroceder os trabalhos”. De Lucca informou que já foram realizadas duas reunião com a Secretária Carmen Zanotto, e devido à falta de recursos 70 colaboradores poderão ser demitidos. “A Secretária falou que ia encontrar uma solução, mais até o momento não fomos informados de nada.

Do jeito que está vamos fechar esses serviços a partir do dia 1º de maio, caso não haja reavaliação a respeito desses convênios para custeio”. A Prefeita Municipal de Içara Dalvânia Cardoso, destacou a ampliação do hospital São Donato e defendeu a manutenção dos serviços.  “Com o momento do hospital, sua ampliação e novos atendimentos que serão realizados, não podemos deixar retroceder, pois a entidade hospitalar serve não apenas Içara mais toda a região”, disse Cardoso.

Para o presidente da Câmara Municipal de Içara Max Luiz (PL), a mobilização teve um resultado positivo. “Conseguimos reunir muitas lideranças da região. Vamos aguardar o encontro dos deputados com a Secretária de Saúde, e continuaremos mobilizados e atentos com os desdobramentos referentes aos serviços hospitalares”, frisou Max. O encontro também contou com a presença de diversos secretários municipais de saúde da região. 

Colaboração: Câmara de Vereadores de Içara

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis