O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD) e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já capacitou quase 7 mil profissionais. Nas próximas semanas, as formações chegam aos municípios de abrangência da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Criciúma.
O público das capacitações é composto, principalmente, por agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). O objetivo é transformá-los em difusores de informações sobre o destino adequado dos resíduos sólidos — especialmente aqueles sujeitos à logística reversa, como eletroeletrônicos, pilhas, baterias, pneus e lâmpadas — e sensibilizar sobre a importância dessa prática para a saúde pública.
Na região da Coordenadoria serão realizados seis eventos no mês de setembro:
– dias 10 e 18 para as ACS e ACE do município de Criciúma;
– dia 22 em Forquilhinha, sendo que o município de Nova Veneza também participará;
– dia 23 no Turvo, para todos os municípios que pertencem a AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense;
– dia 29 no município de Içara, onde as ACS e ACE de Balneário Rincão também estarão presentes;
– dia 30 em Urussanga, com todo o pessoal dos municípios que integram o CIRSURES – Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul.
A expectativa é capacitar cerca de 900 participantes.
Cronograma e abrangência
O ciclo de capacitações teve início em outubro de 2024 e se estenderá por quase um ano. A região Sul está entre as últimas do Estado a receber as atividades, que já percorreram diversas localidades catarinenses.
De acordo com o coordenador do PLD, Cícero Brasil, o apoio das Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente, das Gerências Regionais de Saúde e dos órgãos municipais de meio ambiente, tem sido fundamental para reforçar os objetivos do programa e ampliar seus resultados.
“A disseminação de informação é uma das principais ferramentas para garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos”, destaca Brasil.
Para o coordenador do meio ambiente de Criciúma, Ibanez A. Zanette a importância desse formato de capacitação é grande, afinal os agentes de saúde e de combate às endemias são quem estão na ponta e atendem diretamente a população, sendo assim as pessoas mais importantes para repassar como deve ser feita a destinação correta de resíduos.
Resultados práticos
Somente no primeiro semestre de 2025, foram recolhidos mais de 83 mil pneus e cerca de 100 toneladas de eletroeletrônicos em Santa Catarina. Esses números refletem não apenas o volume de materiais destinados corretamente, mas também o fortalecimento do senso de pertencimento ambiental e a difusão de boas práticas estimuladas pelo PLD em todo o Estado.
Criciúma recebeu nesta terça-feira o primeiro dia da capacitação do Programa Penso, Logo Destino (PLD). Ao todo, participaram 115 agentes de saúde, que receberam orientações sobre a relação que a saúde pública tem com a destinação adequada dos resíduos sólidos gerenciados no PLD. O encontro foi conduzido por servidores do IMA que atuam como coordenadores do PLD em nível estadual e em Criciúma. Durante a abertura, os representantes destacaram o papel estratégico dos agentes no contato direto com a população, tornando-se multiplicadores das boas práticas ambientais. De acordo com a organização, o primeiro dia foi considerado um sucesso, sobretudo pela receptividade dos participantes.
								
											
								
															
								
															









								
															
															
															








