O Plano Municipal de Saneamento Básico de Içara foi aprovado pela Câmara Municipal, a votação final foi realizada em sessão extraordinária nesta terça-feira, dia 26. O projeto é destinado à execução dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Os vereadores Itamar da Silva, Duca Zata e Silvia Mendes, do Partido Progressista (PP), foram contrários à proposta. De acordo com o vereador Itamar da Silva os votos contrários são em decorrência da falta de explicação sobre a matéria em questão. “A empresa responsável pelo plano de saneamento esteve explicando, mas nós da bancada do PP achamos que faltou sustentação”.
Para a vereadora Silvia Mendes o voto contrário à proposta também ocorreu por entender que o saneamento básico não está funcionando na cidade. “Primeiro é necessário colocar em funcionamento o sistema de saneamento. O município carece da implantação do Samae, onde os serviços serão mais eficientes e com custos bem mais baixos”, defende a vereadora.
Para o vereador Israel Rabelo favorável ao projeto, o Plano Municipal de Saneamento Básico abrange todos os aspectos da cidade no sentido de resolver problemas referentes ao assunto. “Esse planejamento é importante para a cidade atuar nessa questão em longo prazo, independente de diferentes gestões”, explicou Rabelo.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara