O campeonato catarinense de 2020 iniciou nesta semana que passou e junto a ele uma nova proposta com a chegada de Evandro Guimaraes, redução de orçamento e a garimpagem de garotos que ainda não tiveram o reconhecimento no futebol nacional. Se vai dar certo, só o tempo irá dizer. O torcedor tricolor continua pessimista.
A ditadura Dal Farra
Muitos aguardavam que para 2020 nosso presidente pedisse sua demissão do clube. Interessados não surgiram, Dal farra se manteve no comando, no entanto fico eu me questionando o que motiva esse empresário tão bem sucedido profissionalmente a continuar frente tantas críticas e tanto desprezo ao seu péssimo trabalho.
Os favoritos ao título
Antes de iniciar o campeonato, alguns times sempre despontam como favoritos ao título e este ano, mais uma vez, o Criciúma não é um deles. Avaí e Chapecoense, mesmo com a queda para segunda divisão parecem ter os melhores elencos e maior capacidade de investimento. O tricolor carvoeiro, agora na Série C se vê obrigado a reduzir ainda mais o orçamento e corre por fora nesta briga.
O início
Iniciar um campeonato com vitória é sempre importante, mas algumas considerações precisam ser destacadas. O adversário, Concórdia, subiu este ano para primeira divisão, fez 4 amistosos preparatórios contra times amadores de sua região e não obteve nenhuma vitória. Um mamãozinho com açúcar que caiu no colo do tigre, mas que vendeu caro os três pontos, fez um gol de pênalti, perdeu folego no segundo tempo e sofreu a virada.
Um jogo feio e um bom resultado
Joao foi uma aposta de Cavalo. O jovem atacante tricolor veio de uma boa apresentação na Copa São Paulo e com bons treinos durante a semana assumiu titularidade. O treinador tricolor abriu mão de um centroavante de oficio, improvisou Jajá na posição, perdeu a referência e pouco assustou o time do oeste na primeira etapa com suas já conhecidas jogadas alçadas na área.
Resultado justo de forma injusta
O Criciúma partiu para Jaraguá enfrentar um Juventus e foi sufocado por esta equipe durante os 90 minutos. Com duas falhas individuais do goleiro adversário, o tricolor carvoeiro mascarou uma péssima atuação e por pouco não veio de Jaraguá com um pontinho. Um placar que seria injusto tendo em vista o fraco futebol apresentado.
Tigre é “assaltado”em Jaraguá!
Muito se falou dos erros de arbitragem ocorridos nestes dois jogos do Criciúma. Problemas enfrentados constantemente desde o ano passado pela equipe carvoeira e quem vem interferindo diretamente nos resultados e nas campanhas tricolores. Algo precisa ser feito, cabe ao presidente juntamente com e o sistema jurídico do clube pressionar a Federação.
Precisa melhorar
Frente a estas duas primeiras rodadas, percebemos um equilíbrio neste momento do campeonato catarinense principalmente pela falta de entrosamento das equipes. No entanto, analisando este início tricolor sobre o ponto de vista técnico, mesmo de forma antecipada, é de arrepiar. Nenhum jogador contratado deu alguma reposta positiva e o time parece ser bem limitado.
Põe na conta do Cavalo
Cavalo que foi bem no primeiro jogo em suas substituições, não teve obteve o mesmo êxito nesta partida. O improviso de Andrew na ala direito para preservar seu lateral amarelado foi um erro que interferiu diretamente no resultado. Andrew que é um dos melhores jogadores do Criciúma fez uma péssima partida nesta posição com erros de marcação que originaram dois gols do adversário.
De olho nos caras!
Os estaduais tratam-se de uma preparação importante para o campeonato nacional e bons profissionais de outras equipes precisam ser sempre observados. No Catarinense dois jogadores quem vem fazendo boas partidas são o centroavante Edu do Brusque e atacante de canto Moisés do Concórdia. Atletas de custo não elevado e que podem ser muito úteis a equipe carvoeira.
Clássico do Sul
Para o próximo confronto o Criciúma enfrenta a equipe de Tubarão no Heriberto Huilse e os comandados de Cavalo tem mais uma oportunidade de mostrar que estamos equivocados e que algo de bom pode aparecer neste elenco. O Atlético de Tubarão vem de duas derrotas na ultima colocação. Um ótimo jogo para quem precisa recuperar a credibilidade perante o seu torcedor.