segunda-feira, 29 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Pescadores esperam superar 100 toneladas de tainha

A temporada de pesca da tainha começa apenas no próximo dia 15, entretanto, os pescadores de Balneário Rincão já começam a planejar como será a safra deste ano. A expectativa é de que o montante capturado supere o de 2015. Embora a previsão seja de superação, a safra do ano passado já foi considerada como boa, chegando à marca de 100 toneladas.

“Já é costume de os pescadores sempre antes do início da pesca começarem a observar como está a movimentação da tainha. Este ano não poderia ser diferente. E pelo que já se pode observar, já há uma grande presença de cardumes na nossa região. Então, se continuar desta maneira, a partir do dia 15 passamos a ter boas notícias”, projeta João Picollo, da Colônia de Pescadores Z-33.

Apesar da boa movimentação de cardumes, a pesca ainda não pode ser realizada, porque não há a liberação para a prática, em razão do defeso. Nos últimos anos, a quantidade pescada em Balneário Rincão tem variado. Em 2013, foram capturadas 120 toneladas, porém em 2014 caiu para apenas 30 toneladas. Já em 2015, o número voltou a subir.

De acordo com Picollo, a movimentação de peixe já existente e a boa expectativa em relação à temporada deve-se à junção de frio, vento sul e ressaca. “Principalmente o frio vem colaborando para que tenhamos essa boa expectativa, pois o frio é o que atrai a tainha. O vento sul, se tivermos, ele dá condições de fazer o peixe se movimentar até a nossa região. E a ressaca que está tendo agora está dando condições maiores para que os peixes deixem a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul”, destaca.

Pesca da tainha auxilia na economia do município

“Cada quilo de tainha é em média vendido pelos nossos pescadores ao valor de R$ 7 ou R$ 8. Então, imagina 100 toneladas, que foi a pesca do ano passado, sendo vendidas a este valor. É um importante valor injetado na economia do Balneário Rincão”, considera Picollo. Segundo ele, no município e em localidades próximas são cerca de 700 pescadores.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis