A temporada de pesca da tainha em Balneário Rincão ainda não é considerada um sucesso absoluto. No entanto, faltando quase um mês para o seu término, já é apontada como melhor que a safra do último ano para os pescadores locais. De acordo com dados da Colônia de Pescadores Z-33, os números já superam a casa das dez toneladas.
“O que a gente teve até o momento foi um grupo que conseguiu realizar a pesca de oito toneladas. Tivemos outro que pegou 2,5 toneladas e houve um que chegou a uma tonelada, além de outras pescas que renderam menos, mas que foram importantes. Então já passamos bem a marca de dez toneladas somente entre os pescadores do Balneário Rincão”, detalha o presidente da colônia, João Picollo.
Porém, de acordo com ele, as principais capturas começaram a acontecer a partir da última semana. “O que aconteceu é que antes não se tinha o frio, não se tinha o vento sul. Desde a última semana esta situação está mudando, então os cardumes estão se aproximando da costa, o que auxilia para a realização da pesca”, explica.
A temporada encerra no dia 30 de junho e, de acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, há uma grande expectativa para que se tenha grandes lanços. “Temos o mês de junho todo ainda e com o frio chegando, a gente acredita que vai ser uma pesca muito boa. A tendência é essa”, afirma.
Especial Jornal Gazeta