domingo, 1 fevereiro, 2026
Ultimas noticias

Pescadores comemoram 40 toneladas de tainha

A safra da tainha, aberta há duas semanas, já rendeu aos pescadores de Balneário Rincão mais de 40 toneladas do peixe. Contudo, a maior parte deste montante não foi capturada na própria praia. Quem vive da pesca artesanal no município tem que seguir a outras localidades para obter êxito nesta temporada. Se dependessem apenas da captura em Balneário Rincão, não teriam ultrapassado a marca de três toneladas.

“Os pescadores de Balneário Rincão estão muitos felizes com a pesca, mesmo não obtendo êxito aqui na cidade. Nesse fim de semana, por exemplo, foram para Balneário Esplanada, em Jaguaruna, e lá conseguiram bons resultados. Os pescadores estão indo aonde o cardume está”, coloca o presidente licenciado da Colônia de Pescadores Z-33 de Balneário Rincão, João Picollo.

Segundo ele, esta deve ser uma das melhores safras dos últimos anos para a pesca da tainha. “É impressionante o número de peixes. Somente não está encostando no Rincão, mas a quantidade realmente é grande. A pesca segue até julho, por isso temos mais de um mês pela frente e acreditamos que podemos superar a marca de 100 toneladas, que é o que havíamos previsto no início da temporada”, destaca.

Picollo ainda comenta sobre o motivo pelo qual os cardumes não estão encostando no Rincão neste momento. “Por exemplo, nessas praias mais ao norte, como é o caso do Farol (em Laguna), há uma baía, que acaba facilitando para os peixes encostarem. Assim como estamos tendo bastante pesca no Arroio do Silva e no Camacho. Já o Rincão é um mar aberto, fica mais complicado. E como está bastante agitado, fica difícil”, explica.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis