quarta-feira, 4 fevereiro, 2026
Ultimas noticias

Pescadores amargam prejuízos com a safra da tainha

Uma safra decepcionante. Assim pode ser definida a temporada de pesca da tainha em Balneário Rincão neste ano. Mesmo em várias regiões do Estado sendo mantida a média de anos anteriores, no caso da cidade litorânea isso não ocorreu e os pescadores artesanais, que têm a captura da espécie como uma importante fonte de renda, amargam prejuízos.

“Acabou o período em que a tainha costuma ficar na nossa região e, mesmo com os 15 dias a mais de permissão para pescar, que tivemos no início da safra este ano, infelizmente a pesca não foi boa. Foi um ano realmente para lamentar e não foi somente a gente. Na região do (Balneário) Arroio do Silva e do Torneiro (em Jaguaruna) também foi bastante fraco”, lamenta o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo.

Segundo ele, os pescadores ligados à colônia conseguiram capturar aproximadamente 25 toneladas de tainha, enquanto no ano passado a produção ficou em 100 toneladas. Além disso, a maior parte desse volume veio com a pesca fora de Balneário Rincão. “A grande maioria da pesca os nossos pescadores tiveram que fazer na região do Camacho (em Jaguaruna), em Laguna, enfim, tiveram que subir para outras praias para conseguir pescar”, conta.

Na visão do presidente, as condições do tempo prejudicaram a safra da tainha este ano. “O peixe infelizmente não encostou no litoral aqui no Balneário Rincão, como em outras regiões. O frio não chegou como se previa, e isto é um fator fundamental para a tainha, então ela seguiu viagem”, relata Picollo.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis