Perspectiva de avanço para a pesca

A futura, e primeira, unidade de beneficiamento de Içara deve melhorar a qualidade e o aproveitamento de pescados, além de auxiliar os pescadores da região na comercialização dos produtos, ampliando o mercado. O início da construção da agroindústria está previsto para este mês e vai proporcionar a regulamentação dos itens a serem vendidos, por meio do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

“Nós tínhamos a necessidade de ter um local com selo municipal, para dar procedência, origem ao pescado, e com isso possibilitar a comercialização. Ela (a agroindústria) também vai gerar empregos e benefícios aos pescadores da região, pois eles não vão mais se sujeitar a vender aos supermercados, e ganhar uma mixaria”, sustenta o idealizador do projeto, Wagner Luciano Ortolan. Ele é pescador e proprietário de duas peixarias, uma em Içara e outra em Balneário Rincão, e explica que na unidade será feita a limpeza, filetagem e embalagem dos pescados capturados na região, preparando os produtos para a venda.

“A unidade melhora o aproveitamento e a qualidade do pescado”, completa o coordenador do serviço de inspeção da Secretaria de Agricultura do Içara, Saulo Da Boit Goularte, comentando que a princípio o local realizará esse serviço apenas em peixes de água salgada e em frutos do mar. “Para o beneficiamento do peixe de água doce, nós precisaremos fazer adaptações e uma ampliação. Porque o de água salgada pode ser trazido morto, mas o de água doce precisa ser abatido na hora. Isso demanda tecnologia”, indica o coordenador.

Além de ser a primeira agroindústria de beneficiamento de pescados do município, será a única da região nesse modelo. Segundo Goularte, a mais próxima fica em Siderópolis, entretanto, trabalha exclusivamente com pescados de água doce.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis