segunda-feira, 19 maio, 2025
Ultimas noticias

Peregrinos da Esperança: Porta da Misericórdia é aberta no Santuário de Caravaggio

“Hoje vivenciamos um momento histórico, uma oportunidade única para abrirmos não somente a porta, mas também o nosso coração para Deus”, declarou o bispo Dom Jacinto Inacio Flach neste domingo, dia 18, pouco antes de presidir a Santa Missa que integra a programação de celebrações do Jubileu Peregrinos da Esperança na Diocese de Criciúma.

A celebração foi realizada no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, um dos quatro locais jubilares na diocese que possuem a Porta da Misericórdia, popularmente conhecida como Porta Santa. Um gesto que ocorre apenas a cada 25 anos ou em ocasiões extraordinárias convocadas pelo Santo Papa.

O acontecimento lotou o santuário de peregrinos de diversas paróquias da região, que vieram para testemunhar o rito religioso. Era 2015 quando a Porta da Misericórdia havia sido aberta durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Um convite à conversão

Após a abertura solene, os devotos passaram pela entrada, e participaram da Santa Missa. Ao longo do dia, outras quatro celebrações foram realizadas, enquanto filas se formavam para o sacramento da confissão.
“Abrir a porta é também um convite para que todos abram seus corações, permitindo que Cristo entre e faça morada”, destacou Dom Jacinto. “É uma oportunidade de buscarmos a reconciliação e vivermos uma história onde o Espírito Santo nos conduz”, disse o prelado.

Romaria festa em honra à Nossa Senhora de Caravaggio


O dia histórico faz parte da programação da 74ª edição da Romaria e Festa em honra à Nossa Senhora de Caravaggio, que terá seu ápice no domingo (26), data que marca a sua aparição à jovem Joaneta, em 1432. A tradicional peregrinação terá início às 6h, com a primeira missa, seguida de outra celebração às 8h. Às 9h, a imagem da padroeira será transladada da Catedral São José, em Criciúma, até o santuário em Nova Veneza.

Dom Jacinto presidirá a Missa Solene às 10h, com celebrações subsequentes às 13h, 15h e 17h, que devem reunir milhares de devotos. No dia 26, as homenagens continuam com missas às 9h, 15h e 19h30 – esta última rezada em língua italiana pelo padre Giliard Cesconetto Gava, em alusão às origens da comunidade.

“Este é um tempo especial de graça, em que cada passo dado rumo ao Santuário Diocesano é um gesto de fé e confiança em Nossa Senhora”, ressaltou o reitor, padre Joel Sávio. “Que todos os que aqui chegarem sintam-se acolhidos, fortalecidos e renovados em seu caminho com Deus”.

 

Colaboração: Tiago Clezar
Setor de Comunicação – Diocese de Criciúma

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis