terça-feira, 25 junho, 2024
Ultimas noticias

Pela primeira vez, Governo de Içara oferta curso de Libras para professores da rede municipal

Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira, dia 4, o primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pelo Governo de Içara para os professores da rede municipal. 40 docentes efetivos e auxiliares de sala com a graduação em andamento iniciaram a qualificação, que visa levar mais equidade e qualidade ao ensino direcionado aos estudantes com deficiência auditiva.

A carga horária é de 40 horas, com as aulas acontecendo às segundas-feiras, no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Os encontros são comandados por duas professoras do Município, Bruna Luiz Rabello e Graziela Lazzaris Cardoso, especialistas na área de Educação Especial.

“Atualmente, não temos um número grande de estudantes surdos, são apenas duas crianças. Uma está na Educação Infantil, e a outra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas, como esperamos que eles fiquem conosco até o nono ano do Fundamental, é muito importante que os professores tenham esse conhecimento referente a linguagem de sinais”, salienta Beatriz Constâncio de Souza, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A pasta também pensa nos futuros estudantes da rede municipal que possam apresentar algum tipo de deficiência auditiva, e nas famílias de estudantes que precisem da linguagem de sinais para se comunicarem. “Temos casos de pais que são surdos, mas os filhos são ouvintes. Quando eles chegam à escola, também precisam desses profissionais”, completa Beatriz.

Com as vagas disponíveis esgotadas, o Município já planeja acrescentar o curso de Libras no calendário anual da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. “Foi muito prazeroso ver que os nossos professores aderiram à iniciativa e que estão pensando nos estudantes que poderão vir a precisar deste suporte. Todos os nossos alunos, independente das condições, possuem os mesmos direitos ao aprendizado”, destaca a secretária da pasta, Elenice Alvim de Oliveira.

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis