De forma artística, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi lembrado nessa quinta-feira, dia 14, em Içara. Uma peça teatral, com o grupo Detalhes, de Blumenau, ocorreu no salão paroquial São Donato com a participação de centenas de idosos. Com o nome de “Tim, tim, saúde – qualidade de vida à terceira idade”, a apresentação buscou de forma bem humorada enfatizar os direitos que são garantidos aos idosos.
“As pessoas devem cada vez mais ter consciência sobre a violência contra as pessoas com mais idade. Mas, ao mesmo tempo, que fico feliz com esta iniciativa de se ter ações como essa, peço que intensifiquem esse assunto. Preocupo-me exatamente pelo fato de que, se há a necessidade de ter um dia assim, é porque ainda há violência contra os idosos”, salienta o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Celso da Silva, destaca que muitas vezes a violência acontece próximo das pessoas, mas acabam não sendo tomadas as atitudes necessárias. “É importante que as pessoas tenham consciência do que é violência contra os idosos e, sabendo, que realize a denúncia”, aponta. “O nosso objetivo é garantir os direitos de todo cidadão, sempre baseados nos princípios da dignidade e da solidariedade”, enfatiza a secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline dos Santos.
Considera-se como violência qualquer situação que retira-se os direitos da pessoa idosa ou que a prejudica. Entre as formas de violência estão a física, a psicológica, a financeira, o abandono e a negligência. Os casos em Içara contam com números crescentes nos registros. Em 2017, na cidade foram registrados 135 casos. Já neste ano, até o último mês, foram 165 registros.
Várias formas de denúncia
Denúncias podem ser realizadas de várias maneiras: diretamente às autoridades policiais, ao Ministério Público, aos conselhos de idosos, ao Creas, à delegacia do idoso e ainda de forma totalmente anônima, através do Disque 100.
Especial Jornal Gazeta