Única vereadora eleita em 2013, a servidora pública municipal Edna Benedet da Silva está em seu segundo mandato no Legislativo. Funcionária de carreira do município, foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, hoje membro da diretoria. Filiada ao PC do B, Edna revela que o partido busca conquistar duas cadeiras na Câmara em 2020 e não descarta participação na eleição majoritária.
Qual o planejamento do PC do B para eleição de 2020?
A mudança da lei eleitoral, combinada com o crescimento do partido teremos chapa própria para vereador. O PC do B sempre teve candidatura única ou dois candidatos. Será um novo desafio. Também não está descartada uma participação na eleição majoritária.
Você será candidata a reeleição?
Eu sou um dos nomes que se apresenta, dentre outros. Estou sim como pré-candidata ao Legislativo, mas isso está em construção.
A perspectiva do partido é aumentar a representatividade na Câmara?
A nossa perspectiva é ampliar para duas cadeiras no Legislativo.
O PC do B buscará manter a aliança com o MDB, PSD, PT e partidos aliados?
O município de Içara vem se desenvolvendo gradativamente, mas nos últimos anos teve um crescimento extraordinário, principalmente nos investimentos em infraestrutura. Tanto que o próximo prefeito terá pouco a fazer nesta área, devendo então fortalecer a prestação de serviços como ampliar as vagas em creches, melhorar o atendimento em saúde, além de dar maior atenção aos pequenos empreendedores. Por isso tudo, este grupo político que está hoje no poder proporcionou grandes avanços. Trabalhando sempre para melhorar a qualidade de vida das pessoas, este é o grande objetivo.
O que mudou na Câmara de 2013 até hoje?
No meu primeiro mandato percebia-se um afastamento da população com o Legislativo. Na época eu comecei a fazer algumas seções especiais, onde percebemos que estas ações atraia a população. Então, o grande desafio é aproximar o cidadão do Legislativo. Fazer entender que o Legislativo tem o poder de legislar, fiscalizar, não realizar obras. Muitas vezes ouço um cidadão dizer: “Eu já pedi para o vereador arrumar a minha rua”. O vereador não tem esse poder. Ele pode indicar ao prefeito. Por isso, a aproximação da população com a Câmara fará uma boa parte entender qual é a verdadeira função do vereador.
Como você avalia o andamento da cidade nos últimos anos?
Içara tem uma situação geográfica privilegiada e isso faz com que Içara seja o município que mais cresce na região. Além dos novos acessos que estão sendo abertos que irá facilitar o crescimento e desenvolvimento.
A eleição de 2018 foi considerada atípica, como você avalia esta mudança?
Foi realmente uma eleição totalmente atípica. Nós tivemos candidatos que nunca estiveram em Içara e contabilizaram números exorbitantes de votos. Este processo que está sendo avaliado ainda, mas eu vejo que ouve nas pessoas a esperança de que se mudasse, melhoraria. De um lado um ataque maciço a esquerda, ao presidente Lula, ao PT. De outro lado tinha uma candidatura que não se sabia como seria. Uma eleição bombardeada de “fake news” com muita informação. As pessoas não tinham tempo para averiguar tudo que chegava de novo. As pessoas votaram na esperança de melhorar o país, não votaram sabendo que perderiam direitos.
Como você avalia a agente pública Edna Benedet?
Eu sou uma pessoa que não desisto tão fácil. Cada desafio que eu encontro no caminho é uma motivação a mais de seguir em frente e vencer os obstáculos. Sou apaixonada por Içara, não moraria em outro município. Acredito na minha cidade e no povo de Içara. São pessoas do trabalho, honestas e extremamente solidárias. E a solidariedade se expressa na Casa Rosa, em cada ato, em cada olhar de cada içarense. Por isso afirmo, devemos pegar essa solidariedade e esta vontade de trabalhar e de crescer da nossa população, unificar as forças política em defesa da cidade, pela cidade e pelas pessoas.
Redação Içara News