A manhã de quinta-feira, dia 18, foi de conscientização no município de Içara. Uma passeata realizada pela Rua Marcos Rovaris chamou a atenção para os abusos que são cometidos contra crianças e adolescentes, sejam eles sexuais, físicos ou psicológicos. A ação fez parte do Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil, realizado anualmente no dia 18 de maio.
“A ideia é que a sociedade realmente se sensibilize para que, quando ocorram casos de violência, haja a denúncia, sendo encaminhada para o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) com o objetivo que as crianças violentadas e as famílias tenham um acompanhamento especializado para diminuir os traumas que são causados pelo abuso”, destaca a coordenadora do Creas de Içara, Lúcia Zanolli.
A mobilização contou com a participação de dez escolas e entidades. Antes da passeata, algumas apresentações foram realizadas, em especial por estudantes, na própria praça João Goulart, sempre chamando a atenção para a prevenção à violência contra as crianças. “Temos que cada vez mais formar uma rede”, salienta Lúcia.
Especial jornal Gazeta