Os conflitos gerados no bairro Poço Oito, em Içara, em função da construção da Via Rápida, que pelo projeto original impediria o livre trânsito dos moradores locais entre um lado e outro da BR-101, está perto de chegar ao fim. Uma alternativa, a primeira em comum acordo entre associação de moradores, Prefeitura, Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a empresa responsável pelo projeto, está próxima de ser concretizada.
A ideia é construir uma passarela sobre a BR-101, assim reduzindo o impacto. A comunidade sempre se mostrou preocupada com a falta de acesso entre os extremos do bairro, que é cortado pela rodovia federal. “Esta é uma possibilidade que foi criada e que todos parecem concordar. Porém, neste caso, ainda é necessário um acerto juntamente com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), já que envolve a BR-101”, expõe o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior.
Uma reunião está programada para próxima terça-feira, dia 7, em Florianópolis, para que o assunto seja tratado. “É bom salientar que não está nada definido. Este é o caminho que estamos dispostos a trilhar, mas ainda precisamos saber qual a visão do DNIT. A aprovação deles é algo fundamental. Não vamos garantir nada sem antes passar por eles”, pontua.
Especial Jornal Gazeta