O jubileu dos 75 anos da Paróquia São Donato, foram comemorados pela Câmara Municipal de Içara, através de Sessão Solene realizada nesta terça-feira (14). Na oportunidade um vídeo contou a história da criação e instalação da paróquia, assim como a atuação dos párocos que contribuíram para o desenvolvimento da igreja no município. Atuais padres, párocos (em vida) e comunidades que compõem a paróquia foram homenageados.
“O jubileu de 75 anos de nossa paróquia é uma linda história que, por sinal, se mistura com a história de nossa cidade. É hora de pensarmos no amanhã da paróquia São Donato. Um amanhã que está em nossas mãos, será a força de nossa fé e da nossa unidade que continuará a iluminar Içara em um mundo cada vez mais tomado pelas trevas do ódio, da indiferença e das incertezas”, ressaltou o proponente da Sessão Solene, vereador Higor Robetti (PSD).
Em seu discurso Robetti parabenizou os párocos e comunidades presentes, e prestou reverência e reconhecimento aos padres falecidos Boleslau Smielewski, Bernardo Junkes, Silvestre Felipe e Oscar Pietsch. “Eles lançaram as bases da paróquia e conduziram o povo ao encontro do Senhor”, destacou Robetti. A tribuna da Casa também foi cedida ao reitor da Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, padre Antônio Vander, representando a Diocese de Criciúma. “Celebrar 75 anos de evangelização é celebrar a memória, só existe paróquia por porque existe povo, a razão de uma paróquia é para responder a necessidade espiritual de um povo que busca Deus, e que sabe com ele construir uma história. Por isso, somos um povo a caminho, somos uma igreja viva, somos uma porção do povo de Deus, construindo a nossa história neste pequeno pedaço de chão que se chama Içara”, afirmou Vander.
Para o pároco da igreja São Donato, padre Marciel Rosa da Silva, essa celebração é um marco profundamente significativo, os 75 anos de evangelização da paróquia, um ano jubilar que coroa décadas de fé, serviços e compromissos com a vida e com o evangelho. “Esse jubileu é mais do que uma data comemorativa. Ele é memória viva de homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, plantaram e regaram as sementes da fé em nosso território. padres, religiosos, religiosas, lideranças leigas, famílias inteiras que ao longo de 3/4 de século construíram a história espiritual, social e cultural de nossa comunidade”, destacou Silva.
“A igreja não é uma edificação, uma construção. A igreja são as pessoas que nela vivem o seu momento de encontro pessoal com Deus. São 75 anos que esta igreja é luz no caminho do povo içarense, presença viva de Cristo no meio das comunidades”, disse a prefeita municipal Dalvania Cardoso. “Parabenizo a paróquia São Donato e as 14 comunidades que fazem parte da igreja pelo trabalho desenvolvido na nossa cidade”, concluiu o presidente da Câmara Municipal Duca Zata (PP).
Os homenageados foram os padres Marciel Rosa da Silva, Antônio Marcos Machado Madeira, Egídio Schmoeller, Marcos Rech, Orlando Cechinel, Antônio Mendes, Antônio Vander e Antoninho Rossi. E as comunidades Matriz, Primeiro de Maio, São José, Jaqueline, Tereza Cristina, Jardim Silvana, Cristo Rei, Poço Três, Santa Cruz, Linha Esperança, Raichaski, Morro Bonito, Aurora e Esperança.
Colaboração: Comunicação Câmara de Içara