quinta-feira, 13 novembro, 2025
Ultimas noticias

Parcerias podem viabilizar melhorias em galpão de triagem

Poucos dias após o incêndio que atingiu, no início de dezembro, o pavilhão utilizado pela Associação Por Um Amanhã Melhor, de Içara, os catadores de resíduos sólidos voltaram ao trabalho. Mesmo sem as condições adequadas, pois a fiação elétrica foi totalmente comprometida, além de o material acumulado ter sido perdido, eles retomaram as atividades.

Passados quase três meses e com o apoio da Administração Municipal, que já deixou o local em condições de ser utilizado plenamente para a separação do que é recolhido na coleta seletiva e no programa Reciclou, Levou, as 12 famílias, no total de 17 pessoas, associadas à cooperativa trabalham normalmente.

De acordo com o então superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ivan Réus, foram feitas melhorias na estrutura interna e toda a parte de fiação. “Também está prevista a construção de uma vidreira para receber os vidros recolhidos na coleta seletiva e na troca de lixo por crédito na Feira da Agricultura Familiar pelo projeto Recicla Içara”, explica.

Para viabilizar as melhorias, houve alguns contatos com a intenção de estabelecer parcerias. “Já a estrutura do prédio não precisou de reparos e nem o maquinário, uma vez que não foram danificados pelas chamas”, afirma Réus.

O programa Reciclou, Levou também foi realizado, de maneira itinerante, nas comunidades de Esplanada e Campo Mãe Luzia e deve ser ampliado para outros bairros, em forma de núcleos. “Com o posto de recebimento em um bairro para que os moradores de localidades próximas também possam participar. Em poucos dias devemos ter o cronograma finalizado”, estima.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis