A Polícia Militar de Santa Catarina iniciou o mês de julho apresentando o balanço das atividades realizadas pela equipe de paramédicos no primeiro semestre de 2025. Com um total de 597 atendimentos de emergência, os números reforçam o compromisso da corporação com a segurança da população e a preservação de vidas, especialmente em ocorrências de alto risco.
A equipe de paramédicos foi criada há 35 anos na cidade de Joinville, com formação de mais de 700 horas e certificação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Devido ao aumento das ocorrências policiais na cidade, em 2003 foi criado o 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático), com a finalidade de capacitar todos os socorristas para o atendimento de emergência em ambientes hostis. Em 2013, passaram a integrar a Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), atualmente o 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR).
A accountability da equipe de paramédicos, ou seja, a responsabilização ética, legal e profissional desses profissionais, é um dos pilares que garante a qualidade e a segurança nos atendimentos de urgência e emergência. Ela envolve um compromisso coletivo e individual com transparência, responsabilidade, prestação de contas e melhoria contínua.
No contexto das atividades em ambientes táticos e pré-hospitalares, a accountability é a base da confiança da sociedade nesses profissionais.
Ao longo da história da unidade, os atendimentos ultrapassaram 100 mil ocorrências, das mais diversas naturezas. Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos são voltados ao apoio policial, como ocorrências do dia a dia, operações, cumprimento de ordens de serviço, palestras e instruções em cursos de formação ou especializações. Os outros 20% correspondem ao apoio às unidades do SAMU e do Corpo de Bombeiros, em ocorrências como acidentes de trânsito, partos emergenciais, quedas de altura, entre outras emergências.
No primeiro semestre de 2025, a equipe de paramédicos do 1º BPR realizou 597 atendimentos, sendo 129 ocorrências em apoio ao SAMU e ao Corpo de Bombeiros, e 468 atendimentos em apoio a ações policiais.