A noite de quinta-feira, dia 24, foi de intenso diálogo entre Governo, entidades da sociedade civil e os moradores do bairro Presidente Vargas, Demboski, Jardim Planalto e Loteamento Coan. O Fala Içara, teve novamente, mais um encontro com uma participação comunitária forte.
Demandas e esclarecimentos
Sobre a paralisação da obra na Praça do bairro Presidente Vargas, uma das demandas da comunidade, o prefeito Murialdo Gastaldon esclareceu que a obra segue paralisada por conta de atraso nos repasses do Governo Federal. “O contrato é de R$ 647 mil, com o Ministério da Cidadania. A praça está com 85% pronta. Deveria ter vindo para a conta da Caixa Econômica apenas R$ 123 mil. Veio só 20% do Governo Federal. A empresa só recebeu 20%, apesar de já ter feito 85% da obra. Estamos conversando com a Caixa, conversando com o Ministério, já tinha que estar resolvido. Dos deputados que vocês votaram, se puderem nos ajudar a cobrar. Quando tem autorização de início de obra via Caixa sabemos que é compromisso, é garantido que será realizada, mas esse atraso está trazendo vários prejuízos. A empresa está louca para trabalhar, mas estão com medo de o dinheiro não vir, vamos reforçar a mobilização junto ao Governo Federal”, esclareceu o chefe do executivo.
Muitos moradores do bairro Presidente Vargas também sugeriram novas rotas para o ônibus. “É precário e inseguro a situação como está, termos que esperar na SC-445”, ressaltaram alguns moradores. O diretor de Trânsito de Içara, Washington Pereira, enfatizou que a demanda solicitada já foi levada para a empresa que faz as rotas no Município, a Içarense. “Eles estão recalculando o tempo e em breve nos darão um retorno. Em vez de passar pela SC-445, os ônibus entrariam e passariam na rua principal do bairro, saindo no anel viário/centenário”, respondeu Pereira. Além disso, junto ao Tribunal de Contas, está tramitando o edital das novas linhas de ônibus intermunicipais, que contemplarão diversos bairros com várias opções de horários. “Já foi analisado pelo Tribunal de Contas e o edital agora está na procuradoria do Município para os encaminhamentos finais para a licitação”, assegurou o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Júnior.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI