Parada Pedagógica reúne professores estaduais

Os professores costumam trabalhar junto a muitos colegas de profissão, porém, como permanecem nas salas de aula durante a maior parte do tempo, apenas em contato com os alunos, e atuam, geralmente, em várias escolas, não costumam ter muitas oportunidades de conversarem a fundo e trocar experiências com os companheiros de atividade. Por isso, foi realizada, na última sexta-feira, dia 23, no Auditório São Donato, em Içara, a Parada Pedagógica, que contou com a presença de professores da cidade e de Balneário Rincão.

Voltado aos profissionais da rede estadual de ensino, o evento foi organizado pela escola Salete Scotti dos Santos. “Esse é o segundo evento do tipo que realizamos neste ano. As diretoras das escolas decidiram, durante reunião, trazer os professores para o mesmo local, para que pudessem participar em maior número. Isso porque muitos trabalham em mais de uma instituição de ensino e não têm agenda para participar desses encontros, quando são divididos por escola”, explica a assessora da direção do Salete Scotti, Aline Giassi. “Por isso fizemos num lugar só, o que permitiu ampliar as palestras, dinâmicas e sorteio de brindes”, ressalta.

Um dos principais objetivos da Parada Pedagógica foi promover a integração entre os docentes. “Tivemos palestras sobre o papel e a autoridade do professor em sala de aula, além da questão da motivação dos profissionais”, salienta Aline, lembrando algumas situações que desmotivam quem leciona. “São vários fatos, mas podemos destacar a remuneração, o desinteresse dos alunos e a falta de condições de trabalho em algumas escolas”, comenta.

Além disso, mudanças que são impostas, em vez de serem discutidas, também causam apreensão. “Essas mudanças no ensino médio, que foram colocadas por quem não está nas escolas e, por isso, não conhece a realidade nas salas de aula, precisam ser debatidas com os professores”, analisa a assessora. “Há ainda a Escola Sem Partido e a aprovação progressiva, em que o estudante que reprova em uma ou mais disciplinas poderá continuar para o ano letivo seguinte”, enfatiza.

Segundo a gerente regional de Educação, Jucilene Fernandes, a Parada Pedagógica é um projeto extremamente importante para o cotidiano escolar. “Um momento fundamental para a reflexão e a integração dos professores da rede pública estadual, onde são levantados temas pertinentes à prática docente”, afirma. 

No total, 11 escolas dos municípios de Içara e Balneário Rincão participaram do evento. “Cada escola trabalhou um tema com base no seu dia a dia. Os professores também tiveram uma palestra ministrada pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, com o tema ‘O ser e a autoridade do professor: algumas reflexões’, sendo assim uma tarde muito produtiva para o crescimento de toda a comunidade escolar”, considera Jucilene.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Segurança

As guarnições do ABTR-127 e ASU-559 foram acionadas via Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) para atendimento a um incêndio em uma residência no bairro

Leia mais »

Noticias

Outros links uteis