“O pão é um produto que combina com tudo que se pode imaginar, seja seco, com carne, com sopa, com doce, enfim. Fora que a pessoa pode comê-lo a qualquer hora do dia. O pão combina com café, leite, refrigerante, suco, se adapta a tudo quanto é mesa e gosto”. A frase do empresário Wagner Nazário ajuda a explicar porque esse alimento está presente no dia a dia dos brasileiros, agradando a todos os paladares pela diversificação e combinação de sabores. Ainda que a crise econômica tenha afetado a comercialização inclusive de alimentos, o item tem presença obrigatória em qualquer cardápio.
Também proprietário de uma padaria em Içara, André Fernandes da Silva segue a mesma linha, ao analisar o produto. “O pão tem muito da questão cultural. É cultura ele sempre estar na mesa dos brasileiros. Além de que é um excelente produto, que dá para todos os gostos e paladares. E combina com um monte de coisa, faz toda a diferença”, considera. Apesar de várias opções à disposição, o campeão em vendas ainda é o pão francês ou d’água. “O pão francês sem dúvida é o carro chefe, é mais comercializado, o que as pessoas mais gostam”, comenta Silva, que diariamente vende entre 1,8 mil e 2,5 mil unidades do produto.
O alimento é quase insubstituível e por isso as panificadoras costumam ficar lotadas em horários específicos. A maior movimentação acontece em três momentos: das 6h às 10h30, das 12h às 13h e das 16h às 20h. “No início da manhã, as pessoas costumam passar na padaria, consumir um pão antes de ir trabalhar, de estudar. Ao meio-dia, muitas pessoas não têm condições de ir para casa, então acabam optando pelo pão, devido a sua facilidade. E à noite é para terminar o dia com um produto que a maioria das pessoas gosta”, finaliza Silva.
Especial Jornal Gazeta