Desde 2013 o Ministério Público em parceria com a Prefeitura Municipal de Içara, através da Subsecretaria de Políticas Anti Drogas, propõe como pena alternativa para usuários flagrados com drogas ilícitas, palestras e seminários de conscientização. Uma delas ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 20, no Fórum da cidade.
A palestra abordou os efeitos das drogas no organismo e as formas de tratamento. “Pesquisas apontam que 30% dos portadores HIV são usuários de drogas, pois a droga deixa o individuo vulnerável as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, a importância dessa conscientização”, coloca a coordenadora da Subsecretaria, Mara Rúbia Scremin.
“Como o crime é considerado de menor potencial ofensivo a idéia é que o processo não seja instaurado, apenas uma advertência formal juntamente com a campanha de conscientização”, completa coordenadora do programa DST/AIDS, Samira Abdenur.
O município oferece aos dependentes químicos internação em clínicas especializadas através de parcerias e pelo sistema SUS, além dos atendimentos ambulatoriais de psicólogas e psiquiatras.
Colaboração: Imprensa PMI