Mais de 400 educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara se reuniram na manhã de quarta-feira, dia 17 no salão da igreja Matriz São Donato, onde receberam as boas vindas para a abertura oficial do ano letivo. O evento teve início com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, que falou ao grande grupo sobre o mutirão que está sendo realizado no município, na luta contra focos do mosquito transmissor da Dengue, zika vírus e da febre chikungunya. “Pedimos que vocês orientem seus alunos para evitar que a doença se propague”, alerta.
A secretária de Educação, Jaqueline dos Santos, destacou os projetos que a pasta vem desenvolvendo nos últimos anos, e que tornaram a educação de Içara referência em nível regional, estadual e nacional, como por exemplo, os esportivos, culturais, e os pedagógicos desenvolvidos em horário extracurricular. “São trabalhos simples com baixo custo e que dão resultado. Nós estamos no caminho certo e vamos continuar avançando”, destaca.
Na oportunidade, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, ressaltou que a formação precisa ser crítica no sentido de construir uma sociedade melhor do que temos hoje. “Façam um bom trabalho, se comprometam na formação de nossos alunos. Nos ajudem na formação do bem mais precioso que temos que são as nossas crianças”, ressalta o prefeito.
Para descontrair, o Cirquinho do Revirado levou o espetáculo "Revirando a Padaria", e contou de uma forma divertida sobre a importância das pessoas trabalharem com coletividade e amor. “O sucesso está em nós junto com nossos ideais. Com força de vontade, união, empenho e organização a meta será alcançada”, foi à mensagem deixada pelos atores do grupo aos profissionais de ensino.
Em seguida, foi a vez de o professor Eduardo Torto deixar o seu recado, com a palestra motivacional “Inclusão.. um processo de transformação permanente! Uma história de superação”. O palestrante nasceu tetraplégico e desde cedo aprendeu a encarar as diferenças que acabaram se transformando em energia, garra, vontade de viver, atitude e determinação. “Tudo isso acontece quando a gente passa a acreditar na capacidade individual de cada um”, destaca Torto.
As professoras do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe do bairro Raichaski, Simone Martins, Leci Brogni Bado e Fernanda Cecchinel dos Santos, comentaram que atividades como esta são importantes para socializar, descontrair e principalmente motivar. “É ideal para dar um gás para iniciarmos bem o no letivo. Esperamos que tudo de certo”, apostam. A mesma opinião do professor Carlos Alberto Machado da Luz, da Escola Municipal Paulo Rizzieri. “Trata-se de um incentivo para o início do ano letivo e minhas expectativas são as melhores”, disse em tom de otimismo.
A tarde, as atividades foram voltadas para a educação infantil, com a professora Verena Wigger. Os trabalhos com a educadora Verena seguem amanhã, dia 18, a partir das 8h. As atividades com os quase sete mil alunos, iniciam na segunda-feira, 22, serão 200 dias de calendário cheio.
Colaboração: Imprensa PMI