A Paróquia São Donato, de Içara, terá novo pároco a partir do próximo ano. A data para a mudança ainda não está oficializada pela Diocese de Criciúma, entretanto, a função passará a ser ocupada pelo padre Antoninho Rossi. Ele já atua nesta área pastoral desde fevereiro de 2015, sempre na função de vigário, e agora assumirá a missão de ser o líder da paróquia.
“A Diocese observou a necessidade que havia para a nossa paróquia e como eu já conheço a realidade, por estar há quase três anos atuando como vigário, observaram que não havia a necessidade de se trazer um novo pároco, começando do zero”, diz o religioso.
Ele terá a responsabilidade de conduzir ao todo 18 comunidades. Além da Matriz, a paróquia envolve as igrejas do Aurora, Cristo Rei, Demboski, Esperança, Jaqueline, Jardim Silvana, Linha Esperança, Liri, Marili, Morro Bonito, Nossa Senhora de Fátima, Novo Caravaggio, Primeiro de Maio, Raichaski, Santa Cruz, Tereza Cristina e Vila São José.
O sacerdote, que completará em julho dez anos de ordenação, já atuou como pároco na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, além de ter sido reitor do seminário. “Tive o prazer de ser o formador de diversos outros padres”, orgulha-se.
O religioso garante que para 2018 serão seguidos os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos até o momento. “A única grande alteração que vai ter é que a missa de Cura e Libertação passará a ser celebrada no Santuário (Sagrado Coração de Jesus, em Morro Bonito)”, comenta.
Quem ocupa a função de pároco no momento, devendo seguir somente até a efetivação da mudança, é o padre Antônio Vander, que continuará na Paróquia São Donato. Ele seguirá atuando, no entanto, na função de vigário. Além disso, continuará como reitor do Santuário.
Na Paróquia São Miguel, no bairro Vila Nova, também em Içara, não haverá alteração. Para 2018, conforme o comunicado emitido pela Diocese de Criciúma, seguirá com o padre Maxssuél Mendonça de pároco e os padres Bento Zilli e Silvestre Junkes como vigários.
Ainda não houve a indicação de qual padre se tornará pároco da Paróquia São Francisco, que está sendo criada em Balneário Rincão. A efetivação deste novo território pastoral está programada para o dia 2 de fevereiro, mês em que geralmente ocorrem as alterações de padres entre as igrejas.
“Primeiramente é necessária a efetivação da paróquia, para então acontecer o anúncio. No dia da inauguração, na missa, será anunciado quem se torna o primeiro pároco”, justifica o coordenador diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio.
Especial Jornal Gazeta