O município de Içara há um ano beneficia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o programa Ouvidoria SUS. O serviço que serve de comunicação entre os cidadãos e os órgãos de gestão pública em saúde, já atendeu 746 manifestações durante este período.
A procura pelo serviço se dá em sua maioria por telefone, uma soma de 59,1%. Já o contato pessoal fica em 30,7% e os demais meios como e-mail, formulário web, carta e correspondência com 10,2%. “Qualquer que seja a maneira escolhida, as demandas serão tratadas e encaminhadas. Nosso objetivo é amenizar os problemas e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento”, ressalta a ouvidora, Vera Nuernberg.
Do total da demanda, 76,14% foram atendidas ou encaminhadas para a área responsável, percentual significativo segundo Vera, o que demonstra a atuação da Ouvidoria “e, claro, o acerto da administração em sua implantação”.
O Secretário de Saúde, Lauro Nogueira, destacou que os relatórios gerados servem como indicadores. “Conseguimos identificar as áreas que podem demandar intervenção para melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários, independente da classificação das manifestações”, colocou.
Ente os atendimentos estão reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios e caso o cidadão considere pertinente, a legislação garante o sigilo e o anonimato nas manifestações, com exceção para as solicitações. A ouvidoria abrange 18 unidades de saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Hospital São Donato e serviços de referência como Caps, Casmi, CEM, CEO, NASF e SAE.
Colaboração: Imprensa PMI


















