A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí (DECOD/DIC), deflagrou nesta semana a operação “Secando a Foz”. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em 9 municípios de 3 estados, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, englobando as cidades de Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes, Blumenau, Itapema, Penha e Palhoça.
De acordo com o delegado Eduardo Ferraz, a investigação apura grupo responsável pelo transporte e distribuição de grandes cargas de cocaína, crack e maconha do município de Foz do Iguaçu/PR para o litoral norte de Santa Catarina.
Em um período de 5 anos o grupo movimentou mais de R$ 16 milhões se utilizando de empresas fantasmas nos mais diversos ramos, laranjas e documentos falsos. Os investigados respondem pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A Justiça determinou ordens de bloqueio de valores até R$ 30 milhões, além do sequestro de 3 imóveis, 5 veículos e 1 embarcação de alto padrão.
Durante as buscas foram apreendidas três pistolas, uma carabina, veículos, além de documentos e aparelhos eletrônicos que permitirão o aprofundamento das investigações. Foram ainda cumpridos 5 mandados de prisão preventiva em face do núcleo da organização.
A operação contou com apoio do COPE da Polícia Civil do Paraná, do GARRAS da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, da Receita Federal, do Setor de Recapturas da Polícia Penal e de diversas unidades da Polícia Civil de Santa Catarina.